Preocupado em estruturar a rede de tecnologia das escolas rondonienses, o Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado da Educação (SEDUC), iniciou nesta segunda-feira (16), no Hotel Rondon Palace, o curso de capacitação de Coordenadores dos Laboratórios de Informática Educativa (LIE). Previsto para encerrar no dia (27), o curso atende às necessidades das escolas no uso de novas tecnologias e multimeios, sobretudo o uso da internet como ferramenta pedagógica. O trabalho foi dividido em duas turmas, para atender um público de 70 educadores ligados aos laboratórios de informática das escolas do estado.
De acordo com a coordenadora do Núcleo de Tecnologia Educacional da Seduc (NTE/SEDUC), Maria Aparecida Moreira, o curso visa capacitar os educadores coordenadores do (LIE) em todos os municípios rondonienses, para atuar como multiplicadores nas escolas, possibilitando a utilização de novas tecnologias.
Para o secretario de Educação, professor Edinaldo Lustoza, as escolas da rede pública precisam de políticas de informatização fortes para reduzir a exclusão e criar uma cultura digital entre os estudantes. Conforme dados do Ministério da Educação (MEC), a estimativa é que em até 2010, todas as escolas públicas do Brasil tenham computadores conectados à rede mundial.
Rondônia prioriza na capacitação dos professores na área de informática, como estratégia para reduzir a inclusão digital. O secretario de Educação, Edinaldo Lustoza, ressalta “que não basta apenas instalar computadores nas escolas públicas, é preciso capacitar o professor para que ele transforme a sua aula por meio da tecnologia”.
*
VEJA TAMBÉM:
*
Governo atende ensino médio e fundamental
*
Semana Pedagógica da São Lucas e da São Mateus reúne professores e coordenadores