No próximo domingo (22) na avenida 7 de setembro, em Porto Velho estará movimentada e colorida com as fantasias e alegria da comunidade GLBT (gays, lésbicas, bissexuais e transgêneros) do estado de Rondônia, que estarão participando da 5ª Parada do Orgulho GLBT de Porto Velho.
Com o tema "Por mundo sem racismo, machismo e homofobia", a organização do evento acredita que outros movimentos sociais, como o movimento negro e das mulheres estarão aderindo à mobilização e acreditam que este ano mais de 50 mil pessoas participarão da parada.
Nossa parada é aberta a todos os movimentos sociais que defendem a cidadania e o respeito aos direitos humanos de todas as pessoas e é por isso que a cada ano vem crescendo em participação, afirmou Hélio Costa, presidente do Grupo Gay de Rondônia.
A madrinha desta 5ª edição da Parada do Orgulho GLBT de Porto Velho é a senadora Fátima Cleide (PT/RO), escolhida por unanimidade pela comunidade GLBT. A senadora Fátima Cleide é a relatora na Comissão de Direitos Humanos, do Projeto de Lei 122/2006, que criminaliza a homofobia no Brasil, o qual ela já concedeu parecer favorável e tem defendido com garra o direito da população GLBT e por isto vem sofrendo muita pressão dos religiosos fundamentalistas, mas, por outro lado tornou-se muito querida pelos GLBT's do país inteiro.
A organização do evento comunicou que está confirmada a vinda a Porto Velho de caravanas de Vilhena, Pimenta Bueno, Cacoal, Ariquemes e Guajará-Mirim.
A parada será encerrada com um grande show com transformistas, drag quens e artistas locais que estarão contribuindo com seus talentos para o brilho maior do evento. Dentre eles podemos citar a cantora Patrícia Cavalero, Diana Cox, Luiza Rammil, Paullete e a banda Resistência Urbana.
O evento tem o apoio da Prefeitura Municipal de Porto, Coordenação Estadual e Municipal de DST/AIDS, Grupo Beija Flor, de Vilhena, Escritório contra Drogas e Crime das Nações Unidas, Programa Nacional de DST/AIDS, Ministério da Saúde e Governo Federal.
*
VEJA TAMBÉM:
*
Desfile da “Parada do Orgulho Gay” em Porto Velho mobiliza comunidade
*
Parada Gay deve reunir mais de 30 mil pessoas na capital