Incra esclarece situação sobre panfleto que aponta que LCP estimula invasão de fazenda

Incra esclarece situação sobre panfleto que aponta que LCP estimula invasão de fazenda

Incra esclarece situação sobre panfleto que aponta que LCP estimula invasão de fazenda

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Circula no município de Buritis panfleto assinado pela Liga dos Camponeses Pobres – grupo Conquista da União, incitando as pessoas a fazer a retomada da área da fazenda Catâneo, segundo informou ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) o comandante do 7º Batalhão da Polícia Militar, tenente coronel José Atílio Berno. Sobre a situação do imóvel, de 7.550 ha, situado na BR 421, km 140, no município de Campo Novo, o superintendente do Incra em Rondônia, Carlino Lima, esclareceu que, embora o órgão não reconheça o domínio aos atuais posseiros – empresa Catâneo e Cia Ltda. -, ainda não há sentença judicial final favorável ao Incra. Como a fazenda é parte do seringal Porto Franco, de 32.682 hectares, o que existe é uma decisão favorável ao Incra em outra área do mesmo seringal, na qual a justiça federal reconhece-a como sendo de propriedade da União por ausência de comprovação de que o seringal foi destacado do patrimônio público para o privado. A procuradoria federal do Incra em Rondônia está movendo ação complementar para extensão dos efeitos dessa sentença às demais situações aplicadas ao seringal Porto Franco, como é o caso da fazenda Catâneo. "Porém, como a área ainda está aguardando sentença judicial transitada em julgado, o Incra não pode efetuar ações de reforma agrária", explicou o superintendente. Carlino Lima alertou às pessoas para que sejam cautelosas e não atendam a esses chamamentos que em geral desencadeiam conflitos agrários cujas conseqüências são imprevisíveis. "A ações do Incra se pautam pela legalidade e os assentamentos sempre são criados de acordo com a lei e as decisões da justiça", informou. Ele alertou aos trabalhadores rurais que não confiem em informações não oficiais relacionadas à reforma agrária e regularização fundiária e colocou à disposição os telefones do órgão e da ouvidoria agrária regional para dirimir dúvidas: (69) 3229.1545 – Ramais: 305 e 243.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS