O Comitê Pró-Usinas do Madeira entregou na quinta-feira (05) ao ministro das Minas e Energia, Nelson José Hubner, e ao presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente dos Recursos Naturais e Renováveis(IBAMA), Bazileu Alves, um documento onde constam as reivindicações da população do estado de Rondônia diante da possibilidade do início das obras – ainda este ano - das hidrelétricas de Jirau e Santo Antônio, no rio Madeira, em Rondônia.
A entrega do documento ocorreu durante audiências entre o ministro das Minas e Energia, o presidente do IBAMA, representante do comitê, Jorge Luiz da Silva, o senador Valdir Raupp(PMDB-RO) e a deputada federal Marinha Raupp(PMDB-RO).
As principais reivindicações contidas no documento referem-se a execução de obras nas áreas de saneamento ambiental, transporte e habitação em Porto Velho, a exemplo da revitalização e urbanização dos córregos e igarapés; ampliação de acesso, urbanização de vias públicas, construção de viadutos, passarelas e reordenamento do trânsito; execução de um plano de habitação popular, além de construção da rede de esgoto e estação de tratamento orçada em R$ 205 milhões.
O presidente do comitê, Jorge Luiz da Silva Alves, disse que as propostas repercutiram de forma positiva junto ao ministro e ao presidente do IBAMA, que já determinaram estudos de viabilidade técnica. “As propostas foram submetidas à apreciação de várias entidades classistas, Câmaras de Vereadores e a Assembléia Legislativa”, destacou o engenheiro, explicando que o estado de Rondônia quer se antecipar a execução das obras da hidrelétricas para que futuramente a população não seja prejudicada.
“O que o comitê quer é a inclusão dessas propostas no cronograma de ações do consórcio vencedor da licitação das obras das duas hidrelétricas, já que elas representam uma decisão coletiva,” acrescentou Jorge Luiz ao reforçar a importância do documento. Ele também agradeceu o apoio do senador e da deputada que há muito tempo vem lutando pela implantação das usinas que são imprescindíveis ao desenvolvimento do estado.
O senador Valdir Raupp e a deputada Marinha Raupp disseram que estão confiantes no início das obras das usinas que interessam ao país e ao estado de Rondônia. “O país não suporta mais um apagão no setor de energia”, destacou o líder do PMDB no Senado, lembrando que o Brasil precisa crescer em taxas superiores a 5% ao ano.
VEJA TAMBÉM:
USINAS DO MADEIRA: Problema ou solução? – Confira especial da Agência Brasil
Dirigentes estudantis divulgam apoio à construção das Usinas e do Porto Velho Shopping