Unir e Ipepatro discutem em evento uso de produtos naturais no combate às doenças negligenciadas
A Universidade Federal de Rondônia (Unir) e o Instituto de Pesquisas em Patologias Tropicais de Rondônia (Ipepatro) realizam de 18 a 21 de junho o Mini-colóquio sobre produtos naturais da biodiversidade ativos contra agentes de doenças negligenciadas e identificação de alvos moleculares.
O objetivo do evento, segundo o professor da Unir e diretor científico do Ipepatro, Rodrigo Guerino Stabeli, é divulgar as atividades e trabalhos decorrentes do Projeto Milenium/CNPq “Uso da biodiversidade como fonte de novos compostos químicos ativos contra alvos moleculares definidos para o tratamento de malária, tuberculose e doenças mediadas por linfócitos T”.
O projeto, que tem como coordenador o professor Luiz Hildebrando Pereira da Silva, diretor geral do Ipepatro, conta também com a participação dos professores Rodrigo Guerino Stabeli e Valdir Alves Facundo, da Unir, integrando, assim, os grupos de pesquisa “Epidemiologia molecular de malária”, “Centro de Estudos de Biomoléculas” e “Química estrutural de plantas”.
Além de divulgar as atividades do projeto, o professor Rodrigo explica que o mini-colóquio também será um momento importante para promover a integração dos pesquisadores da Unir/Ipepatro com a vanguarda científica do país, como por exemplo, o professor da Universidade de São Paulo (USP) Sergio Henrique Ferreira, ganhador do premio CNPq “Almirante Álvaro Alberto” deste ano, e o professor José Roberto Giglio, também da USP, que estão entre os palestrantes do evento.
A abertura do mini-colóquio está prevista para o dia 18, às 15h, no Centro de Vivência “Paulo Freire”, e contará com a conferência “Desenvolvimento de Medicamentos”, que será ministrada pelo professor Sergio Henrique Ferreira. Confira a programação completa do evento no site da Unir, no endereço www.unir.br, no link “Eventos”.
Para mais informações sobre o Mini-colóquio sobre produtos naturais da biodiversidade ativos contra agentes de doenças negligenciadas e identificação de alvos moleculares, entre em contato pelo telefone (69) 3219-6000.