A Coordenadoria de Atendimento ao Adolescente em Conflito com a Lei, da Secretaria de Estado de Justiça de Rondônia (Sejus) conta agora com mais 100 servidores, os quais irão incrementar os trabalhos sócio-educativos nas Unidades de Internação. Em reunião realizada na última quarta-feira (11) na Casa do Adolescente Sentenciado em Porto Velho, cumprindo determinação do governador Ivo Cassol, o coordenador Gabriel Tomasete apresentou toda a equipe e a metodologia de trabalho do Governo do Estado na área.
As novas contratações foram aprovadas pela Assembléia Legislativa em projeto de lei enviado pelo Executivo Estadual. “O governador Ivo Cassol, sensível à necessidade de melhorar o atendimento ao adolescente em conflito com a lei, enviou a proposta aos deputados estaduais que não mediram esforços para analisar e aprovar o pedido que irá beneficiar e muito nos trabalhos de reinserção junto a este público”, destacou o secretário de Justiça, Gilvan Cordeiro Ferro.
Na ocasião da reunião, enfatizou-se que nas Unidades os empossados não são agentes de segurança e sim sócio-educadores responsáveis diretos pela mudança e transformação destes adolescentes que se encontram em fase de alto risco. “Não abrimos mão de que o servidor tenha postura e atitudes compatíveis com a função, por isso iremos cobrar ao máximo o desempenho de cada um”, informou a equipe.
Foi frisada também a importância dos procedimentos de segurança dentro das Unidades, onde uma equipe de fiscalização e inteligência fiscaliza constantemente tudo o que acontece dentro dos estabelecimentos de internação, inclusive a entrada de materiais ilícitos e ações de corrupção, as quais já procederam em prisões de monitores.
Professores regulamentados - Ainda no mesmo dia, os profissionais da educação lotados na Coordenadoria receberam uma conquista com a aprovação de projeto de lei pela Assembléia Legislativa. Com esta vitória, os mesmos irão receber a gratificação por incentivo ao magistério, como já acontece para aqueles que trabalham nas escolas estaduais.