A partir desta terça-feira (10), lideranças das comunidades indígenas de Roraima se reúnem para deliberar sobre estratégias de mobilização referente à terra indígena Raposa Serra do Sol. O evento acontece no Centro de Formação de Surumu, a 230 quilômetros de Boa Vista e só termina na sexta-feira (13).
O Conselho Indígena de Roraima (CIR) pretende reunir 400 líderes comunitários, a maioria tuxauas e conselheiros regionais. Na pauta da assembléia constam informe geral sobre a Raposa Serra do Sol; ações que tramitam no Supremo Tribunal Federal, relatório de violência sofrida pelos indígenas; situação da saúde e da educação; desenvolvimento sustentável e estratégias de mobilização.
Nos dois primeiros dias, a assembléia será restrita somente aos indígenas, que falarão sobre os principais desafios enfrentados pelos povos da Raposa Serra do Sol.
Os dias 12 e 13 de junho serão dedicados ao debate com autoridades e convidados e será aberto à imprensa. Para o dia 13 foram convidados a OAB Nacional e Estadual, Ministério Público Estadual, 6ª Câmara do Ministério Público Federal e o antropólogo Paulo Santilli.
O CIR vai elaborar um documento com posicionamentos e reivindicações das comunidades que, ao final da assembléia, será entregue às autoridades do poder público.