Em votação recorde deputados de Rondônia aumentam os próprios salários em 28% e passam a ganhar mais de 12 mil reais
Os deputados estaduais de Rondônia, a pretexto de adequarem seus salários aos dos parlamentares da Câmara Federal, reajustaram os seus próprios subsídios em 28%, numa votação que durou menos de 5 minutos. Não deu tempo, sequer, para que as pessoas que acompanhavam a sessão das galerias entendessem o que estava acontecendo. Com a medida, o salário de um deputado estadual rondoniense passou de R$ 9.600,00 para R$ 12.300,00.
“Aqueles que são a favor permaneçam como estão”, disse o deputado Neodi Carlos de Oliveira (PSDC), presidente da Assembléia Legislativa, após uma leitura breve da Resolução da Mesa Diretora propondo o aumento. Ninguém se mexeu, e a Resolução foi aprovada.
A “adequação” dos subsídios dos parlamentares rondonienses aos deputados federais não é impositiva, ou seja, não precisava ser feita pela Assembléia Legislativa. E acontece num momento em que diversas categorias dos servidores públicos estaduais reivindicam aumentos salariais de pouco mais de 11% e não estão sendo atendidas.
Os servidores do Poder Judiciário, por exemplo, entraram em greve, e os trabalhadores em educação ameaçaram paralisar suas atividades alegando uma defasagem salarial, só no Governo Cassol, de 11,32%.