“Uma festa dentro da festa”, assim resumiu o pecuarista e cirurgião-plástico, Luis Carlos de Oliveira, durante a realização do primeiro Desfile de Matrizes Doadoras realizada pelo proprietário da Fazenda Minas Paraná, Orozimbo do Nascimento Neto, na pista de julgamentos da Expovel. Foram apresentadas no desfile, cinco matrizes e mais de 20 de suas progênies(filhos).
Segundo Luis Carlos, o principal objetivo do desfile era mostrar para os amigos do ramo que vale a pena acreditar no melhoramento genético do gado de Rondônia, pois uma boa reprodutora pode garantir hegemonia do gado e resultados satisfatórios ao produtor, através da Fertilização in Vitro e de Transferência de Embriões (TE).
Orozimbo Nascimento é o precursor dessa idéia, ele foi o primeiro pecuarista de Porto Velho a adquirir uma matriz campeã, a “Feiticeira”, na época ela pagou R$ 10.400 pelo exemplar, valor obtido através de financiamento. A campeã já lhe rendeu alguns lucros através da TE e ainda garantiu o melhoramento do seu plantel, afirmou o pecuarista.
Para se ter uma idéia do retorno garantido do investimento, com as modernas técnicas de Fertilização in Vitro, uma matriz pode produzir de 15 a 25 filhos por ano. “No método natural, a vaca pode ter apenas um filho por ano”, ressalta Orozimbo.
“Achamos a idéia bastante interessante e para a demonstração da melhoria da genética do gado de Rondônia, esse desfile é melhor que um leilão, pois poderemos apresentar matrizes de até 900kg”, disse empolgado o pecuarista Orozimbo Neto. Um exemplo foi a Ucânia da Zú, de propriedade de Luiz Oliveira que pesa 900kg.
Vários pecuarista da capital, do interior e do Acre participaram do desfile, inclusive um juiz da Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ), dr. Arnaldo, bastante conhecido e admirado pelos criadores da raça, afirmou Orozimbo Neto.
*
VEJA TAMBÉM:
*
EXPOVEL - Pecuaristas realizam o primeiro Desfile de Matrizes e Doadores de Rondônia
*
Fazenda Minas Paraná realiza desfile de Matrizes e Doadoras na próxima segunda