Adolescentes filhos de mulheres que estão reclusas no presídio feminino de Porto Velho terão aulas de inclusão digital aos sábados, sem custo algum para seus familiares. A aula inaugural será realizada neste sábado, dia 31 de maio, às 9h, na sede do Lions Clube de Porto Velho.
O curso será possível graças a uma parceria firmada entre o Centro de Defesa da Criança e do Adolescente Maria dos Anjos (CDCA), que cederá o equipamento de informática usado nas aulas, o Lions Clube, que oferece a estrutura física, material de manutenção e transporte aos adolescentes, e a Polícia Militar, que vai ceder os instrutores para ministrar as aulas aos jovens.
Inicialmente, 10 adolescentes com idades entre 13 e 15 anos, independente do sexo, terão aulas nas manhãs de sábado, mas o projeto prevê a abertura de novas turmas, inclusive com aulas durante a semana.
O curso contempla programas que fazem parte do pacote da Microsoft, como Windows, Word, Excel e Power Point, conhecimento indispensável para as pessoas que pretendem ingressar no mercado de trabalho.
“A idéia é oferecer oportunidade de um curso profissionalizante a um grupo de jovens que provavelmente teriam pouca oportunidade no mercado de trabalho, caso não tenham esses conhecimentos”, diz Estrela Amoedo, coordenadora executiva do Centro de Defesa da Criança e do Adolescente.
O Lions Clube está localizado na rua João Goulart, esquina com Herbert de Azevedo, bairro São Cristóvão.