Foram fiscalizados todos os postos de Porto Velho, Cacoal, Ariquemes e Ji-paraná; somente um vendia combustível adulterado, segundo o MP.
A operação conjunta de combate à adulteração de combustível foi realizada pelos ministérios públicos de Rondônia e Rio Grande do Sul, por iniciativa do coordenador do Centro de Apoio Operacional Cível, procurador de justiça Gilberto Barbosa Batista dos Santos.
Entre os dias 26 e 29 de maio, 118 amostras de gasolina, álcool e óleo diesel foram coletadas em 98 postos revendedores de Porto Velho, Ariquemes, Cacoal e Ji-paraná.
Para análise das amostras de combustíveis foi instalado o laboratório móvel do MP gaúcho nas dependências do MP de Rondônia.
Durante a operação foi constatado que o Posto Pereira Comércio de Combustível Ltda, de bandeira branca, localizado em Cacoal, estava comercializando álcool fora das especificações legais, motivando o ajuizamento de ação cautelar pelos promotores de justiça Alexandre Jesus de Queiroz Santiago e Conceição Baena, obtendo-se medida liminar junto à 2ª Vara Cível daquela comarca, através do juiz Áureo Virgílio Queiroz, para suspensão da venda do produto, com o lacramento da bomba e do tanque onde estava sendo fornecido o combustível aos consumidores.
Segundo o MP, todos os demais combustíveis analisados nos postos atenderam aos padrões estabelecidos pela Agência Nacional do Petróleo e Gás Natural (ANP), não sendo constatada nenhuma irregularidade. “Este monitoramento foi fundamental para a caracterização do cenário atual dos postos revendedores das principais cidades de Rondônia, destacando-se a qualidade dos combustíveis comercializados”, destacou o Ministério Público.