A praça Jonathas Pedrosa, localizada no centro de Porto Velho, local que era para ser uma área de lazer para os munícipes, no últimos anos se transformou em um mercado de ambulantes que comercializam todo o tipo de mercadoria.
A praça foi reformada em parceria com a Fecomércio e Clube de Diretores Logistas de Rondônia (CDL), que investiram na restauração para que a praça ficasse livre de qualquer tipo de comércio. O custo da obra foi de cerca de R$ 130 mil.
Em menos de um mês após a re-inauguração, vendedores de cds e dvds piratas já ocupam novamente a praça. Os vendedores não se intimidam com as fiscalizações esporádicas da Secretaria Municipal de Fazenda (Semfaz).
A secretária Mirian Saldaña (Semfaz) afirmou à reportagem que as fiscalizações continuarão sendo feitas. Todo o material apreendido é entregue a Polícia Federal. “Nós (Semfaz), não temos poder de prender o ambulante por vender mercadoria ilegal. O que podemos fazer é retirar o ambulante por não ter autorização para comercializar no local.”