Quem pensou ou ainda está em dúvidas de que o frio não vai chegar nas próximas horas, pode ir se preparando: Ele chega e com ventos fortes. O lado bom da informação é que uma outra friagem, a quinta do ano chega até o inicio da próxima semana a Rondônia.
Duas friagens chegam a Rondônia nas próximas horas. O quarto pulso frio já se encontra em Mato Grosso, na divisa com a Bolívia e em menos de 12 horas chega ao solo rondoniense prometendo queda acentuada das temperaturas e fortes rajadas de ventos. Em alguns pontos, as rajadas podem chegar a 50 km/h.
O frio mais notório desta vez ficará para o setor oeste do Estado. Diferente das últimas avaliações, os modelos numéricos colocam agora mais frio em Guajará-Mirim, que em Vilhena, por exemplo. Em Guajará, a mínima poderá ficar perto dos 12°C e dos 13°C em Vilhena na próxima madrugada. Nas regiões de Ji-Paraná, Cacoal e Rolim e Moura, a mínima prevista, segundo dados do CPTEC/INPE, deve ficar em torno de 15°C. Na capital, o ar frio nem vai ser tanto notório, apenas os ventos é que darão a sensação máxima de resfriamento. A mínima prevista deve ficar em torno de 17°C.
Em menos de 120 horas, um novo pulso frio, a quinta friagem do ano no sul da Amazônia entra em Rondônia provocando uma nova queda de temperatura. Há expectativa de frio no Estado novamente já a partir de sábado à noite no Cone Sul, com quedas mais expressivas entre o domingo e a segunda-feira nas demais áreas.
Após esses dois episódios consecutivos de frio teremos no mínimo, uns 15 dias de veranico, com sol, calor e tempo muito seco. Começa ai, portanto a preocupação com as queimadas.
Dados: CPTEC/INPE