Essa coxinha de frigideira vegana e sem glúten é super prática e rápida de fazer e é uma ótima opção de prato pra deixar congelado para os dias corridos e, além disso, é super nutritiva.
Confira o modo de preparo:
Ingredientes
(10 porções)
Massa
1 xícara de purê de batata doce (só assar no forno e amassar com o garfo)
4 colheres de sopa de azeite
4 colheres de sopa de farinha de grão de bico
3 colheres de sopa de salsinha fresca picada
Sal a gosto
Recheio
1 colher de sopa de azeite
3 colheres de sopa de salsinha fresca picada
1 dente de alho macerado
100 gr de cogumelos paris fatiados
1 colher de sopa do sumo do limão
1 tomate bem maduro em cubos
sal e temperos a gosto – pimenta do reino, noz moscada e um pouquinho de missô
Modo de preparo
Asse 1 a 2 batatas no forno até que você consiga espetar um garfo sem fazer muita força – o tempo de forno vai depender muito do tamanho das batatas, da marca do forno etc. Então a melhor forma é colocá-las pra assar e ficar de olho.
Depois de prontas, retire (com cuidado para não queimar a mão) a casca das batatas e amasse bem, com um garfo ou espremedor até obter um purê – tome cuidado pra não restar nenhuma bolinha mais dura/consistente de batata.
Em um recipiente, misture o purê de batata com 4 colheres de sopa de azeite até que esteja tudo bem misturadinho. Acrescente a farinha, o sal, a salsinha e incorpore. Reserve.
Modo de preparo do recheio
Em uma frigideira, aqueça 1 colher de sopa de azeite e doure o alho. Jogue os cogumelos e vá mexendo. Adicione o tomate e deixe murchar bem. Acrescente os temperos, sal, limão e o restante da salsinha e mexa bem. Assim que os cogumelos estiverem molinhos, retire do fogo e deixe esfriar um pouco.
Montagem
Com as mãos limpas, modele um círculo com a massa de batata. Coloque 1 colher de sopa do recheio no meio e feche bem, modelando um “disco”. É importante que ele fique com as faces bem achatadas para criar uma casquinha deliciosa.
Esquente uma frigideira com um fio de azeite ou unte uma assadeira e disponha os bolinhos, grelhando ou assando – dos dois lados – até que estejam bem douradinhos e crocantes.
Esta receita foi tirada do blog Flor de Sal – http://flordesal.blog.br/coxinha-de-frigideira/