O deputado federal Mauro Nazif (PSB) pediu a votação da transposição dos servidores do Estado de Rondônia para o quadro funcional da União, durante pronunciamento na Câmara dos Deputados.
Ao se referir as Usinas do Madeira, Nazif comparou o Estado de Rondônia a um aniversariante que compartilha o presente com toda a sua família, ou seja, lembrou que as usinas serão construídas no Estado, mas que grande parte da energia será compartilhada com os demais Estados da Federação. De uma forma poética, o parlamentar citou a União como um pai rico e que poderia fazer muito pelo aniversariante, e aproveitando a oportunidade pediu três presentes: a transposição dos servidores, a construção do gasoduto Coari Porto Velho e a liquidação da dívida do Beron.
Sobre a transposição, o parlamentar pediu aos líderes de bancada e ao presidente da Câmara, Arlindo Chinágila (PT), que coloquem a PEC 483 em discussão para que possa ser votada em plenário. “Não vamos continuar a discriminar os servidores do Ex-território de Rondônia. Vamos Votar a PEC 483. Isto é um direito dos servidores do Estado de Rondônia”, pontuou.
Nazif disse que esta medida seria uma das mais justas que a União faria para com o Estado de Rondônia, porque desde1998 os ex-territórios de Roraima e Amapá já foram beneficiados com a transposição. “Naquele momento esqueceram de colocar Rondônia no bojo da Emenda Constitucional n.º 19/1998”, disse Nazif. “Em termos de valores significa algo em torno de R$ 10 milhões por mês; o que para o pai, que é rico, forte, robusto, é insignificante, mas para o filho, que tenta caminhar com as próprias pernas é muito significativo”, alinhavou.
Correções
Ele lembrou que foi formada uma comissão especial, no ano passado, para analisar a PEC 483-A/2005, do Senado Federal, que trata da transposição dos servidores do ex-território de Rondônia, e que esta comissão, após analisar a PEC, ouvir os Sindicatos dos Servidores do Estado de Rondônia, o Governo Estadual de Rondônia e o Governo Federal fez todas as correções que deveriam ter sido feitas, em seguida foi apresentada e aprovada por unanimidade de todos os membros da comissão, que contemplou os parlamentares de Rondônia e outros 18 deputados de vários estados do país, lembrados um a um por Nazif, durante sua fala. “O Estado de Rondônia reconhece e agradece o empenho de todos os senhores e senhoras”.