Foi adiada para a próxima terça-feira a votação emenda do senador Expedito Júnior (PR/RO), que determina a transposição dos servidores do ex-Território de Rondônia para a União. A Medida Provisória nº 341, que altera dez leis relacionadas aos servidores públicos federais, chegou a entrar na pauta de votações do plenário, mas foi retirada em seguida.
Durante todo o dia de ontem, sindicalistas e parlamentares de Rondônia discutiram o assunto. À tarde, Expedito Júnior recebeu o apoio da senadora Fátima Cleide (PT/RO) e do senador Valdir Raupp (PMDB/RO), que prometeram votar a favor da MP.
Segundo Expedito Júnior, a aprovação da emenda no Senado não impede a tramitação da PEC 483, de autoria da senadora Fátima Cleide. Ontem, foi criada uma comissão para discutir o assunto na Câmara dos Deputados. Expedito Júnior acredita que a MP vai acelerar a transposição dos servidores. “Precisamos aproveitar esse momento para corrigir uma injustiça com o Estado”, afirma o senador.
Antes mesmo de a emenda ser adiada, Expedito Júnior tentava convencer cada senador em plenário a votar favorável à proposta. Ele destacou a importância da transposição para Rondônia, uma vez que os recursos hoje destinados ao pagamento de servidores serão revertidos para obras de infra-estrutura.