Objetivo é aumentar o número de associados, a produção e a obtenção de uma sede onde possa desenvolver suas criações
Aumentar o número de filiados, melhorar o design das peças e acesso a mercado são os fundamentos iniciais da recém-criada Associação dos Artesãos Organizados de Ariquemes na Amazônia (Asaoma). É a segunda entidade do gênero no município, a 195 km da capital Porto Velho, e que tem acompanhamento pela Gestão Estratégica Orientada para Resultados (Geor), do Sistema Sebrae.
A primeira é a Associação dos Artesãos da Amazônia Brasil Artes (AAAmbrart’s). Para oficializar o funcionamento da entidade, os parceiros organizaram um desfile no qual foram apresentadas as peças produzidas pelos associados.
O objetivo do lançamento também serviu para que o público em geral, “especialmente as empresas que comercializam artesanatos e acessórios e vestuários, tomassem conhecimentos sobre a nova entidade e seu potencial de produção, que pretende adquirir novas parcerias”, informa Micaela Nadja Lima de Siqueira.
Ela lembra que a associação foi criada, no último dia 25 de abril, a partir da iniciativa de 20 produtores e também o apoio dos parceiros do projeto. “Tivemos, no desfile, uma amostra de peças em madeira e biojóias, apreciadas por lojistas, representantes do Sebrae, a presidente da Fundação Cultural de Ariquemes, Carla Mangabeira, além do prefeito Confúcio Moura”.
Valdete de Araújo, vice-presidente da Asaoama, confirma a intenção dos associados: aumentar ainda mais o número de filiados e, conseqüentemente, a produção. “Entre nossas metas está, também, lugar por uma sede – o sonho de formamos a associação já foi alcançado”.