Rebatendo as críticas contra ele e o deputado Valverde, do PT, Anselmo de Jesus disse que não se pode provocar um conflito contra quem não está fazendo nada demais. Ele afirmou que todas as provas apresentadas na audiência em Brasília, foram "montados" pelos policiais militares para promoverem ações contra os camponeses de Rondõnia. Anselmo atacou mais dizendo que quando foi denunciado que o filho do governador usou um helicóptero para atirar contra camponeses e o próprio Governador foi acusado e grilagem em terras Amazonas, as autoridades não fizeram muito caso.
Já o deputado Ronaldo Caiado (DEM-GO) atacou de Jesus, dizendo que não aceita que "pessoas" fiquem brincando com uma situação tão séria como a que está acontecendo.
O deputado Ivan Valente do PT do Rio de Janeiro, atacou duramente a audiência pública realizada para discutir as ações da Liga dos Camponeses Pobres em Rondônia, afirmando que tudo não passa de uma tempestade em copo de água, pois nada do que está sendo mostrado condiz com a realidade. Valente contestou os dodumentos, fotos e vídeos apresentados, afirmando que nada daquilo tem valor jurídico. Valente foi mais longe, afirmando que não se poderia dar credibilidade a uma amostragem desse tipo, realizada por elementos de um estado que tem um grande número de denúncias contra suas autoridades, pelos mais variados motivos.