Reuniões entre engenheiros do Departamento de Obras e Serviços Públicos (Deosp), e técnicos das demais secretarias do Estado foram intensificadas, desde o início do ano, por determinação do governador Ivo Cassol, e os resultados, têm sido positivos. Com o objetivo de dinamizar e dar melhor desempenho aos projetos de construções, reformas e demais serviços, legitimamente na esfera pública, a proximidade entre os profissionais do Deosp e especialistas de instituições governamentais tem propiciado análise mais precisa das prioridades do setor.
No início da semana, em discussões sobre convênios de tomada de contas, técnicos da Secretaria de Educação do Estado (Seduc), juntamente com especialistas e coordenadores do Deosp, apontaram as direções sobre negociações referentes aos processos em tramitação. Na ocasião, projetos de planilhas orçamentárias foram apresentados e discutidos.
De acordo com informações do coordenador de Planejamento, Administração e Finanças, Marlon Fritz Martins, essas rotinas no órgão são fundamentais para um bom aproveitamento de recursos. Um exemplo disso, segundo Marlon, é o aproveitamento de recursos da União através da inserção do Estado nesses elementos orçamentárias. Segundo ele, a elaboração de bons projetos viabiliza recursos de maior significância e, o Estado, pode, assim, dinamizar serviços e obras que atendam melhor a sociedade.
O secretário de Obras, Alceu Ferreira Dias, ciente das necessidades de troca de informações entre os técnicos, tem gesticulado, junto a estes profissionais, sobre o bom aproveitamento de recursos. Ele enfatiza, ao discutir o acontecimento de intercâmbios técnicos, que Rondônia é um dos poucos estados que prioriza e estabelece políticas de qualidade para a execução de projetos, principalmente no setor de obras e serviços públicos.
Ao concluir, Alceu também esclareceu que o Governador Ivo Cassol tem, em sua política administrativa, grandes preocupações para com a dinâmica do serviço prestado à sociedade. “É de interesse do governador que os recursos do Estado sejam bem aproveitados”, reforça Alceu