Dando continuidade ao Plano de Modernização das Diretrizes de Informatização do Poder Judiciário do Estado de Rondônia nos fóruns das comarcas do interior, especialistas da Coordenadoria de Informática (Coinf) do Tribunal de Justiça de Rondônia estão implantando na Comarca de Nova Brasilândia, no período de 8 a 20 de abril, o novo Sistema de Automação Processual (Sap). Esta é a segunda comarca de 1ª entrância a receber o novo sistema que foi já foi implantado nas comarcas de 3ª e de 2ª entrância e na comarca de Presidente Médice, que é de 1ª entrância.
Simultaneamente, os servidores lotados na comarca estão passando por um treinamento sobre o novo SAP e sobre o sistema Help-Desk (atendimento ao usuário interno) pela intranet do Tribunal de Justiça. O novo sistema de automação processual permite a integração de informações entre as comarcas vinculadas ao Tribunal de Justiça de Rondônia, de forma concisa e transparente para os usuários.
De acordo com o cronograma divulgado pela Coordenadoria de Informática, todas as comarcas de 1ª entrância devem ser alcançadas até o mês de novembro deste ano, na seguinte seqüência: São Miguel, Santa Luzia, Costa Marques, Alta Floresta, Espigão do Oeste, Machadinho do Oeste, Alvorada do Oeste, Cerejeiras e Buritis.
Vantagens do novo Sistema
Dentre outras vantagens, o novo Sistema de Automação Processual do TJ/RO vai possibilitar a emissão de Certidão de Antecedentes Criminais Interestadual. Praticamente tudo será mudado na automação processual utilizada pelo TJ, desde o banco de dados (armazena e gerencia informações), aplicação (interface com o usuário), máquina servidora e acesso ao sistema pela Internet, explicam os técnicos da Coordenadoria de Informática (COINF) do Tribunal.
De acordo com os técnicos, apesar de não ser perceptível pelo usuário, o banco de dados é, sem dúvida, a grande mudança, pois o banco de dados Oracle é reconhecido mundialmente como a solução mais completa do mercado. Este banco de dados, que vem em substituição ao SQL Server 6.5, está agregando novas facilidades além de ter um melhor controle administrativo de suas rotinas e de apresentar desempenho muito superior ao banco de dados anteriormente adotado e mais segurança.
Aplicação
Quanto à aplicação, é a interface do usuário, que agrega as funcionalidades que o usuário enxerga. O antigo sistema estava muito prejudicado e necessitava de constantes reparos em aspectos triviais. Com a nova aplicação, muitas funcionalidades foram aperfeiçoadas e uma quantidade de módulos, que sequer existiam, agora passam a corroborar as atividades das Comarcas.
Acesso pela Internet
O acesso a Internet por parte da comunidade jurídica também restou melhorado visto que o tempo de resposta do novo banco de dados é muito superior ao do antigo e permitirá que todos os que se utilizam desse relevante serviço disponibilizado percebam imediatamente a diferença.
Estas são as principais mudanças propiciadas pelo novo sistema de automação processual – SAP/TJRO, que possibilitará desempenho melhor; agregará maiores facilidades e tornará o serviço jurisdicional mais célere em todas as comarcas de Rondônia.
*
VEJA TAMBÉM:
*
TRE decide por cassação de senador com sete votos à zero
*
Luizinho Goebel (PV) ouve produtores do interior