Entre as atividades que se planejam para a realização de um dia de campo em Rolim de Moura (RO) dia 23 de maio próximo está a participação do Projeto Apicultura da Região Central de Rondônia (Apiscentro). Reunião nesse sentido acontece nesta quinta-feira (5), na sede da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Rondônia (Emater), às 9h.
A participação dos apicultores no dia de campo é uma ação prevista no Projeto Apiscentro, devendo estar presentes, além da Associação de Apicultores, o Banco do Brasil, o Sebrae e o Banco da Amazônia, além da Emater.
O evento será um importante indicador para o Projeto Apicultura como um todo, já que seu desenvolvimento é estratégico para o desenvolvimento de Rondônia e da Amazônia. “O acontecimento (dia de campo) é muito importante para a apicultura na região central de Rondônia”, afirma Desóstenes Marcos do Nascimento, gerente da Unidade de Desenvolvimento Setorial Local (UDSL) do Sebrae em Rondônia.
Além do dia de campo, a apicultura na região central de Rondônia vem sendo fortalecido por propostas a exemplo da apresentada pelo Banco do Brasil. Através de seu programa Desenvolvimento Regional Setorial, o BB implantar um para a apicultura na região de Rolim de Moura, a exemplo do que já fez com a piscicultura.
Diante disso, a gerente do Escritório Regional do Sebrae em Cacoal, Dezenir do Prado, atendendo a convite do Banco do Brasil, fez no último dia 30 uma apresentação do Proapis. O relato foi reforçado por relatos da Associação de Apicultores. “O Banco do Brasil tem interesse em apoiar a apicultura, que se encontra organizado e com grandes perspectivas de crescimento”, afirmou o gerente José Braghini. Ele destacou, ainda, a parceria entre a associação de apicultores e o Sebrae.
Para o diretor-superintendente do Sebrae em Rondônia, Pedro Teixeira Chaves, “os bancos oficiais, assim como o governo estadual, os municípios, enfim, todos que apóiam os projetos de desenvolvimento de Rondônia, são grandes parceiros com os quais o Sebrae pode contar”.
Parceiros
Participam do Projeto de Apicultura em Rondônia, além de Sebrae, Banco do Brasil e Emater, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, Banco da Amazônia, Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril de Rondônia, prefeituras de Cacoal, Rolim de Moura e Espigão do Oeste. Também atuam no grupo a Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Universidade Federal de Rondônia, Escola Agrícola Auta Raupp, Associação Cacoalense de Apicultores, Associação de Apicultores de Rolim de Moura e Associação de Apicultores de Espigão do Oeste.
VEJA TAMBÉM:
Fiero quer integrar relações internacionais com governo
FIMCA integra programa "Educação com sorriso saudável"