A fiscalização do Conselho Regional de Odontologia de Rondônia, tem se empenhado no combate aos charlatões, verdadeiros pilantras que tentam de uma forma ou de outra burlar a vigilância e atuar no atendimento a saúde bucal dos rondonienses. Recentemente foram pegos em flagrante, duas pessoas em Porto Velho. Com apoio da Polícia Militar, elas foram conduzidas a Central de Polícia e os equipamentos apreendidos.
Na última quarta-feira, por volta das 11 horas, policiais civis do SEVIC – Serviço de Investigações e Capturas, no município de Ouro Preto do Oeste, realizavam trabalho de investigações na cidade de Teixeirópolis quando foram alertados para o movimento na residência de Jânio Rodrigues dos Santos, 42, na Avenida Afonso Pena, naquela cidade.
Os policiais encontraram uma sala repleta de material odontológico e todos estavam em plenas condições de uso, funcionamento. Indagado sobre o registro no Conselho Regional de Odontologia de Rondônia – CRO-RO, o acusado disse ser protético, "mas mesmo assim tem que ter registro no CRO-RO, do contrário é incurso no artigo 282 do Código Penal".
Os policiais do SEVIC – Serviço de Investigações e Capturas, listaram todo material, uma cadeira odontológica completa, canetas e seringas da marca Olsem, uma estante com gavetas, uma estufa, 34 ampolas de anestésico – Novocol, 42 utensílios para a prática dentária, 91 agulhas. O local foi lacrado pela Polícia e aguarda decisão da Justiça para destino do material e do acusado.
A presidente do CRO-RO CD Sandra Menezes parabenizou a atuação da Polícia Civil e espera que a comunidade busque informações sobre a pessoa que vai lhe atender, solicitando, antes de qualquer procedimento a inscrição no Conselho.