Um dos principais problemas de malha viária urbana de Porto Velho se concentra na falta de sincronização dos semáforos das principais vias que fazem a ligação periferia-centro, ou mesmo de acesso aos pontos extremos da capital, como as avenidas Calama, Carlos Gomes, Guaporé e Sete de Setembro.
O secretário titular da Semtran (Secretaria Municipal de Trânsito), Cláudio Carvalho, em entrevista ao jornal eletrônico rondoniaovivo.com disse que a necessidade dos semáforos sincronizados na capital dá-se ao fato de que o número da demanda de veículos tem aumentado muito nos últimos anos na capital. No final de 2007, segundo Cláudio, a Secretaria implantou na avenida Carlos Gomes os semáforos sincronizados, tentando facilitar o tráfego naquela via.
Segundo Cláudio Carvalho, daqui a três meses a Secretaria de Trânsito implantará o projeto “Onda Verde”, que consiste em manter o movimento constante de veículos nas avenidas Governador Jorge Teixeira, Mamoré, Guaporé e Sete de Setembro. Com a sincronização dos semáforos, Cláudio lembra que os condutores devem trafegar com uma velocidade entre 40 a 50 km nas determinadas avenidas.
PRIORIDADE NO PLANO DIRETOR
O secretário disse também que a Prefeitura vem trabalhando a dois anos no Plano Diretor e a Semtran tem a prioridade neste Plano, pois, outro projeto que será feito é a expansão da malha viária da capital, em vista dos empreendimentos que Porto Velho receberá nos próximos anos, como é o caso da construção das Usinas do Madeira e a inauguração de dois shopping centers.
Outra novidade, segundo Cláudio Carvalho, para este ano é a abertura da ampliação das avenidas Pinheiro Machado e Sete de Setembro – que devem ser estendidas para a zona Leste, para melhorar o fluxo de veículos naquele setor. Para médio prazo as construções das marginais na BR 364 que vai da universidade Faro até a estrada da Areia Branca, contemplando assim seis viadutos neste trecho.
O secretário ressaltou que essas necessidades de expansão da malha viária urbana apontadas no Plano Diretor. “O projeto de expansão da malha viária das avenidas Pinheiro Machado e Sete de Setembro estão na Caixa Econômica Federal, pois já estão em processo licitatório”, completou Cláudio Carvalho.