Saúde discute aumento de recursos para o Estado e municípios

Saúde discute aumento de recursos para o Estado e municípios

Saúde discute aumento de recursos para o Estado e municípios

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O governo de Rondônia, através da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) realizou a 9ª reunião da Comissão Intergestora Bipartite (CIB). O objetivo do encontro foi discutir ações em saúde e responsabilidades de atuação. A principal pauta foi o aumento de recursos para o Estado e os 52 municípios. A reunião aconteceu nesta quinta-feira (14), no auditório do Laboratório Central de Rondônia (Lacen), em Porto Velho. “Conseguimos junto ao Ministério da Saúde (MS) um aumento de R$ 9 milhões no teto estadual de repasses para atendimentos de média e alta complexidade. Em 2007 o valor geral foi de R$ 116 milhões. Esses recursos são divididos entre o Estado e os 52 municípios. Para o próximo ano esperamos investir 125 milhões”, explicou Milton Moreira, secretário da Sesau. A quantidade de recursos repassados a todos os municípios e ao Estado são discutidas e definidas nas reuniões da CIB. O governo federal, através do Sistema Único de Saúde (SUS), paga um valor tabelado para cada tipo de atendimento. O município apresenta sua capacidade instalada de atendimento em média e alta complexidade. Comprovada à competência para realizar os serviços especializados, o município define junto à comissão intergestora o valor do teto de recursos. O valor também leva em conta o número de habitantes. Os repasses obrigatórios são provenientes da arrecadação nacional de impostos. Deslocamento e os transtornos para o paciente “Com a ampliação dos recursos poderemos atender a população com mais qualidade. O aumento na capacidade de realizar serviços qualificados nos municípios é parte de um processo de descentralização da saúde. O objetivo é atender os pacientes nos municípios de origem, isso minimizaria os problemas de vagas nas unidades estaduais da Capital e principalmente evitaria o deslocamento e os transtornos para o paciente”, disse Afonso Emerick, presidente do Conselho dos Secretários Municipais de Saúde de Rondônia (Cosems) e secretário de saúde de Cerejeiras. Na reunião, os gestores discutiram pautas como: remanejamento de teto laboratorial e de radiodiagnóstico, descredenciamento de serviços de radiodiagnóstico e ultra-sonografia, pactuação das ações da vigilância sanitária. Durante a CIB também foi discutida a descentralização dos servidores da Funasa e o extrato de homologação de incentivo financeiro. *VEJA TAMBÉM * Programa Universidade para Todos encerra inscrições * Aprovado Projeto que proíbe instalação dos medidores de energia no alto dos postes
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS