O delegado de Polícia Civil da DP de Ouro Preto do Oeste, Cristiano Lopes Ferreira, informou que já concluiu o inquérito sobre a prisão do prefeito afastado pela Justiça, Irandir Oliveira Souza ,fato ocorrido no último dia 29/11.
*Segundo o delegado todo o inquérito foi concluído no prazo de seis dias dentro do que preconiza a legislação vigente no país. *Posteriormente o inquérito foi remetido ao Ministério Público Estadual (MPE), que, por sua vez já analizou e despachou para o Tribunal de Justiça que vai se pronunciar a respeito da prisão do prefeito afastado Irandir Oliveira. O prefeito afastado, continua recolhido em uma sala especial na Casa de Detenção local.
*O delegado Cristiano Lopes, disse que a prisão de Irandir Oliveira, não foi arbitrária conforme foi dito pelo próprio acusado no momento em que era algemado dentro da DP local e amplamente alardeado por seus partidários. *Lopes diz que não quer entrar no mérito da questão política em que passa o município, que apenas cumpriu com o seu dever que é manter a ordem pública. No caso do prefeito afastado pela Justiça, o mesmo não tinha qualquer documento que autorizasse o seu retorno ao cargo de prefeito do qual foi afastado no último de 04 de agosto por decisão do Tribunal de Justiça. *O mérito ainda não foi julgado, portando
é prudente salientar que Irandir incorreu no crime de usurpação do cargo público que é ganhar na base da lábia, força ou artifício uma coisa que não é de direito, portando é crime. A partir desse conceito a prisão ocorreu.* “Não tenho nada pessoal contra o cidadão Irandir Oliveira, mas como autoridade constituída não podermos fechar os olhos para o que estava ocorrendo e diante dos fatos presenciados aplicamos a lei seja ela em desfavor do cidadão Irandir ou outro cidadão que venha incorrer em qualquer ato ilícito”, disse o delegado.
*Irandir continua recolhido em uma cela na Casa de Detenção. Os seus advogados entraram com um pedido de Habeas-corpus diretamente no Tribunal de Justiça solicitando a revogação da prisão do mesmo, mas até o momento o recurso não foi julgado.* Fontes garantem que o prefeito afastado Irandir Oliveira poderá ser transferido para o quartel do 2º BPM em Ji-Paraná, já que o local tem cela especial ao contrário da Casa de Detenção. Onde o diretor da unidade carcerária Francisco das Chargas teve que improvisar uma cela no local em que funcionava uma sala de aula para os detentos.
*
VEJA TAMBÉM:
*
Irandir reassume o cargo e minutos depois é preso
*
Prefeito de Ouro Preto tem mandato cassado