Educação indígena é prioridade na reserva Roosevelt

Educação indígena é prioridade na reserva Roosevelt

Educação indígena é prioridade na reserva Roosevelt

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

As escolas sertanistas localizadas em toda a extensão da reserva Roosevelt desde a segunda quinzena de novembro recebe o acompanhamento da coordenadora da educação índígena da Seduc de Espigão do Oeste, professora Vera França Taurinho que cumpre um cronograma de visitas para verificar todas as necessidades das escolas. Durante esse trabalho a coordenadora tem o apoio do técnico em educação, Anemã Cinta Larga que acompanha a professora Vera durante essas visitas. O trabalho desenvolvido pela equipe da Divisão de Educação Indígena de Espigão do Oeste junto à nação Cinta Larga vem produzindo resultados positivos para a comunidade. Com o apoio das lideranças das aldeias e com a participação de dezenas de professores índios e não índios, o aprendizado está sendo aplicado nas escolas sertanistas com muito sucesso, afastando de vez o fantasma do analfabetismo que antes predominava na reserva. Com o apoio do Governo do Estado várias escolas foram reformadas e outras mais foram construídas como é o caso da escola Sertanista Benedito Brigido da Silva, localizadas na aldeia central do Roosevelt. A nova escola que deu lugar a antiga construída de madeira, é toda em alvenaria, coberta com telhas de barro, suas dependências são composta por quatro salas de aulas, área administrativa, cozinha, refeitório, despensa e banheiros. Com esse trabalho voltado para atender as necessidades de centenas de curumins em idade escolar distribuídos nas diversas aldeias da etnia, o trabalho feito pela coordenadora Vera França e sua equipe pedagógica tem sido de vital importância para manter toda a estrutura funcionando dentro dos parâmetros exigidos pela educação. Esta semana a equipe deu início a entrega de material didático e de consumo para todas as escolas da reserva, na preparação para o ano letivo de 2008. “Estamos adiantando a entrega de grande parte do material que será no próximo ano letivo devido ao fato de que no início do ano as chuvas são mais fortes e fica muito difícil o acesso com a maioria das aldeias ficando isoladas devido à precariedade das estradas” Finalizou a educadora. *VEJA TAMBÉM: * Metropolitana comemora os 5 anos nesta terça-feira * Ensino no campo em Rondônia é debatido nessa quarta-feira em reunião técnica
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS