Tomou posse no cargo de vereador na manhã desta segunda-feira(26), Assis Raupp (PMDB), 2º suplente do partido, em substituição ao ex-verador cassado por compra de votos, Ramiro Negreiros, conforme julgamento do Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia. Negreiros perdeu seu cargo na Câmara, no último dia 13 de novembro.
A solenidade aconteceu na sala de reuniões da presidência e contou com a presença de vários vereadores, amigos e correligionários de Raupp.
Raupp falou que assumir o cargo, de certa forma, o supreendeu. Pois como segundo suplente, jamais imaginou que chegaria a ser empossado, mesmo sabendo da briga judicial que Emerson Castro (1º suplente) travava na Justiça Eleitoral.
O novo vereador elogiou o trabalho do seu colega de partido, que, segundo ele, fez um bom trabalho na Câmara de vereadores. “Como o tempo é curto, talvez não chegue a fazer um trabalho tão bom como fez meu colega de partido à frente do seu mandato”.
O presidente da Casa. Hermínio Coelho(PT), afirmou que Raupp já irá assumir algumas comissões para se familiarizar o mais rápido com o trabalho legislativo municipal. O vereador Ted Wilson, chegou até a sugerir que Raupp assuma a comissão que estuda a regulamentação dos mototaxistas.
Emerson Castro, renunciou ao cargo de vereador para permanecer na Secretaria Municipal de Esportes (Semes). Castro afirmou que, como secretário de esportes poderia trabalhar ainda mais pelo povo de Porto Velho.
MEDIDA CAUTELAR
O vereador eleito Ramiro Negreuros, ajuizou Ação Cautelar (AC 1878) na semana passada, com pedido de liminar, no Supremo Tribunal Federal (STF), contra o Ministério Público e contra Emerson da Silva Castro, suplente, pedindo que sejam suspensos os efeitos de acórdão proferido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que manteve a cassação do seu mandato pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Rondônia. Pede, também, que o STF assegure o imediato retorno ao cargo de vereador, até julgamento final de Recurso Extraordinário pela Corte.
O ex-vereador Ramiro Negreiros foi o primeiro político de Porto Velho que perdeu o cargo e função por compra de votos.
Leia matéria na íntegra publica no site do STF: Vereador cassado de Porto Velho pede a restauração do seu mandato