FENAJ pede ao MEC suspensão de curso seqüencial

FENAJ pede ao MEC suspensão de curso seqüencial

FENAJ pede ao MEC suspensão de curso seqüencial

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

*A FENAJ solicitou ao MEC, no dia 17 de novembro, a suspensão do Curso Seqüencial de Educação Superior de Formação Específica em Realidade Regional em Comunicação e Expressão que a UEMA (Universidade Estadual do Maranhão) vem promovendo. Segundo a entidade, a UEMA está agindo de má fé ao oferecer a estudantes a possibilidade de obterem um diploma que daria acesso à profissão de jornalista através de um curso superior de formação específica com um ano e nove meses de duração. *Em sua representação ao MEC, a FENAJ sustenta que “a oferta do referido Curso atenta contra o estabelecido na legislação vigente sobre os cursos seqüenciais, especialmente no parecer CES n.º 968/98, que deu base à Resolução CES n.º 1, de 27 de janeiro de 1999, e também nas portarias n.º 482, de 7/4/2000, e n.º 514, de 22/3/2001, que fazem a distinção entre áreas de conhecimento e campos de saber específicos e entre as finalidades dos cursos de graduação e dos cursos seqüenciais. Da mesma forma, viola a regulamentação profissional do jornalista, definida no Decreto n° 83.284, de 13 de março de 1979”. *A legislação que dispõe sobre o exercício da profissão de jornalista - Decreto n° 83.284, de 13 de março de 1979, que dá nova regulamentação ao Decreto-lei 972/1969 - estabelece que o registro profissional é feito no Ministério do Trabalho. Para tanto, é necessária a apresentação de "diploma de curso de nível superior de Jornalismo ou de Comunicação Social, habilitação Jornalismo, fornecido por estabelecimento de ensino reconhecido na forma da lei”. O curso oferecido pelo Centro de Estudos Superiores de Imperatriz da UEMA, segundo a Federação Nacional dos Jornalistas, além de agredir a legislação, “não passou por nenhuma das formas de avaliação a que a graduação está submetida” e “desmoraliza e põe em risco todo o esforço do próprio Ministério da Educação e da FENAJ, entre outras entidades, no sentido de qualificar o ensino superior do jornalismo”.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Como Jogar Fortune Tiger

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS