MANAUS - A Igreja de Nossa Senhora Aparecida, no bairro de mesmo nome, zona Sul de Manaus, vai se tornar um santuário, segundo o bispo auxiliar da Arquidiocese de Manaus, Dom Mário Pasqualotto.
Este é o primeiro santuário do Amazonas e, segundo Dom Mário, tem o objetivo de aumentar a devoção à Nossa Senhora Aparecida. “É um lugar em que se incentiva mais a devoção e, ao mesmo tempo, se dá mais atenção aos fiéis que procuram o santuário”, explicou o bispo.
O pedido para a transformação da igreja foi feito pela própria paróquia ao arcebispo de Manaus, Dom Luís Soares Vieira. “É o próprio arcebispo quem decide, depois de consultar o Conselho Presbiteral”, disse Dom Mário. Com a autorização da Arquidiocese, o próximo passo é constituir o estatuto do Santuário de Nossa Senhora Aparecida.
Lugar especial
Santuário é o lugar privilegiado da expressão e evangelização da religiosidade popular, onde peregrinos se reúnem para demonstrar a devoção a um santo e são acolhidos de forma especial, com atenção maior dispensada à formação religiosa.
No Brasil, além do Santuário Menino Jesus de Praga, na cidade de Brazilândia, no Distrito Federal, há outros famosos, como o Santuário Nacional de Aparecida, em São Paulo; Bom Jesus da Lapa, na Bahia; Nossa Senhora d’Abadia, em Goiás, entre outros.