Estruturação de produtos turísticos competitivos locais, investindo na qualificação da comunidade para exploração ecologicamente correta do setor, é que uma missão técnica, de conselheiros e diretores encontra-se em Rolim de Moura do Guaporé, mais conhecida como Porto Rolim, no município de Alta Floresta, no interior de Rondônia.
A visita, que teve início nesta segunda-feira (8) e vai até a sexta-feira, 13 de outubro, faz parte das ações do Projeto de Turismo Caminho das Águas, desenvolvido pelo Sebrae na região centro-sul de Rondônia.
Durante a visita, serão realizadas, de acordo com técnicos do Sebrae, palestras, reuniões de planejamento turístico com a comunidade, com a prefeitura e técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Ambiental (Sedam). Também faz parte da agenda a realização de cursos nas áreas de gastronomia e modelagem artística em cerâmica.
De acordo com os gestores e coordenadores do Projeto de Turismo do Sebrae, a inclusão de Porto Rolim na rota turística Caminho das Águas tem como foco estratégico dar à comunidade local oportunidade de desenvolver uma atividade econômica sustentável, buscando em curto prazo transformar a região em uma das âncoras turísticas de Rondônia.
R20;O Sebrae faz a opção pela atuação na perspectiva de mobilização dos territórios para o desenvolvimento. A estratégia são a promoção e a criação de ambientes favoráveis ao surgimento e a manutenção de negócios de micro e pequeno porte na agenda local que atraia investimentos que integrem as dimensões sociais e econômicas, entre outrasR21;, explica Roberta Maria Figueiredo, gerente do escritório regional do Sebrae em Pimenta Bueno (RO).
Ainda de acordo com a gerente do Sebrae, R20;as atividades técnicas desenvolvidas junto à localidade fazem parte de amplo programa de ações previstas par que o turismo seja uma atividade de desenvolvimento sustentável para a comunidadeR21;.
Atrativos
Integram os atrativos de Porto Rolim do Guaporé grandes extensões de ambientes naturais sem sinais de impacto humano, ao longo dos rios Guaporé, Mequéns e de seus afluentes; quelônios, aves, jacarés, capivaras, botos e peixes (pesca e soltura) integram o cenário da região. Entre o que se projeta para o futuro, estão cruzeiros fluviais, praias de Mequéns e Guaporé, pesca esportiva, acompanhamento da desova de tartarugas, sem contar as alternativas de turismo de aventura.
*
VEJA TAMBÉM:
*
Começa em Rondônia a Semana das Micro e Pequenas Empresas
*
Palestras marcam semana da Micro e Pequena Empresa em Rondônia