*Aconteceu na noite de quarta-feira(05) a solenidade abertura do III Congresso de Odontologia de Rondônia, III Encontro Internacional, I Jornada de Farmácia e Ciências Biológicas realizado na noite da quarta-feira(05) no auditório das Faculdades Integradas Aparício Carvalho ? FIMCA. Evento com temas voltados para a ampliação de conhecimentos às mais diversas áreas da saúde, destinado a acadêmicos e profissionais.
*Participaram da mesa o secretário de estado da saúde, Milton Moreira, o secretário de saúde do município, Silas Rosas, o deputado Romeu Reolon, Ilso Márcio Gedro Rocha representando o Conselho Regional de Odontologia, Nelcina Maria de Azevedo, presidente do Conselho Regional de Farmácia , Marcio Aurélio Blaz Vasques, representando a Associação Brasileira de Odontologia e Nesvy Cuéllar Salvatierra, consulesa da Bolívia.
*O secretário de estado da saúde, Milton Moreira elogiou a bravura na iniciativa da diretoria da FIMCA em promover encontro de saúde interdisciplinar e de intercâmbio com outros países. ?Nunca vi em uma faculdade de Rondônia iniciativa em tocar hino nacional de um país vizinho. Rondônia está muito bem representada, com uma entidade séria de ensino que prima em formar profissionais preocupados com a área de saúde pública, com certeza daqui só saem bons profissionais?, disse o secretário.
*Silas Rosa, secretário de saúde do município também parabenizou a diretoria da FIMCA por não medir esforços em melhorar a capacitação dos profissionais de saúde em Rondônia. ?Temos muita carência quando necessitamos contratar profissionais da área médica em todo o estado. Essa iniciativa da FIMCA é muito importante, pois visa capacitar os nossos profissionais e os futuros acadêmicos?. O secretário finalizou falando que o congresso e as jornadas de ciências biológicas e farmácia ?vangloriam Porto Velho e enaltecem o Estado?.
*O deputado Romeu Reolon, que também é odontólogo, falou que sentia-se honrado em participar da solenidade, principalmente por todo o trabalho social que a FIMCA faz com os acadêmicos de odontologia. ?A FIMCA prima por formar profissionais preocupados com a melhoria bucal de nossa população. Essa oportunidade que os acadêmicos e profissionais da área de saúde estão tendo é grandiosa e merece nosso melhor conceito?.
*A Consulesa da Bolívia, falou quanto o encontro seria importante para a saúde bucal daquele país, pois iria conhecer mais sobre como são tratadas as questões epidemiológicas em Rondônia. ?Somos grandes prestigiadores do trabalho bucal feito em Rondônia. Para nós esse debate que faremos será importantíssimo?.
*O diretor geral da FIMCA, Aparício Carvalho, finalizou os trabalhos da mesa enfatizando que tudo foi feito para trazer conferencistas de nome, não importando as dificuldades. A oportunidade de dar aos vizinhos condições para interagir com Rondônia também foram destacadas, pois ?poucas faculdades têm coragem de fazer um evento internacional como esse, face às dificuldades?.
*Aparício Carvalho ressaltou às autoridades presentes que a faculdade tem muitos outros projetos. Segundo ele a diretoria da FIMCA defende uma Rondônia mais grandiosa para todos os moradores e para isso iria investir em cursos de doutorado e mestrado capacitando melhor os profissionais locais. ?Nós precisamos dar essa oportunidade para vocês acadêmicos e profissionais. Aqui é o futuro! Não nos falta trabalho e vontade de trabalhar?, concluiu o diretor geral da FIMCA.
*O diretor disse ainda que para o ano que vem a FIMCA pretende fazer um evento mais grandioso e espera contar com presença mais efetiva de representantes da saúde do estado e do município participando dos cursos.