*Durante a aula inaugural do primeiro curso de capacitação e gerenciamento de negócios, realizada na tarde segunda-feira, no auditório do CETENE, o prefeito de Porto Velho, Roberto Sobrinho destacou o esforço que a administração municipal vem fazendo para melhorar a qualidade de vida da população, através de programas de geração de trabalho e renda. Ele aproveitou a oportunidade para elogiar a atuação das mulheres empreendedoras, que representam 90% dos 160 inscritos para o curso, ressaltando a participação delas no sustento da família.
*?Muitas famílias carentes sobrevivem graças a criatividade e esforço de donas de casa, que costuram, cozinham, fazem artesanato e outras atividades que geram renda?, disse o prefeito.
*O secretário municipal de desenvolvimento socioeconômico, José Carlos Gadelha explicou que os participantes do curso são moradores de vários bairros da capital que já produzem confecções, artesanatos e outras mercadorias, faltando apenas qualificação naquilo que sabem fazer, para que possam atuar de forma organizada dentro desse processo produtivo. ?Elas também receberão orientações sobre comercialização e acesso ao micro crédito para potencializar suas ações produtivas. A metodologia empregada é aquela de aprender fazendo?, acrescentou.
*O curso que terá duração de 45 dias é o resultado de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Socioeconômico (Semdes) e a Coordenadoria Municipal de Mulheres, após pesquisa realizada em 44 bairros da capital, que traçou diagnósticos dos pequenos empreendedores, a maioria mulheres. Durante o curso, eles terão aula de planejamento e gerenciamento, organização social, contabilidade de custo, administração financeira, elaboração de projetos, planos e gestão de negócios, marketing comercial, vendas e mercado consumidor.
*Acatando orientação do prefeito Roberto Sobrinho, técnicos da Semdes estão articulando junto ao Banco do Brasil e Basa o financiamento de projetos que serão elaborados durante o evento. O objetivo principal é a liberação de pelo menos cem linhas de crédito para esses empreendedores, disse Carlos Oliveira, diretor do curso.
*Para o prefeito, esse tipo de aprendizado ?é fundamental na política de combate a exclusão social. Incentivar os pequenos produtores é dar condições para que se desenvolvam e conquistem espaço no mercado de trabalho?.