*O Ministério Público do Estado de Rondônia empossou na noite de sexta-feira (29), dez novos Promotores de Justiça Substitutos. O evento solene aconteceu no auditório ?Procurador de Justiça Sílvio Aparecido Garcia de Oliveira? da própria Instituição, em Porto Velho, em sessão do Conselho Superior e que foi presidida pelo Procurador-Geral de Justiça Abdiel Ramos Figueira e prestigiada por autoridades civis, religiosas e militares, bem como de membros e servidores do MP.
*Tomaram posse os seguintes Promotores de Justiça: Fernando Franco Assunção, Julian Imthon Farago, Glauco Maldonado Martins, Daniella Beatriz Göhl, Lisandra Vanneska Monteiro Nascimento Santos, Edilberto Tabalipa, Matheus Gonçalves Sobral, Elias Chaquian Filho, Priscila Matzenbacher Tibes e Dandy de Jesus Leite Borges. Eles foram aprovados no XVII Concurso Público de Ingresso na Carreira de Promotor de Justiça Substituto, que começou no ano passado e terminou no mês de abril deste ano, após serem avaliados através de provas escritas e orais, entrevistas, apresentação de títulos e exames psicológicos e laboratoriais.
*Coube ao vice-presidente da Associação do Ministério Público de Rondônia (Ampro), Promotor de Justiça Marcelo Lima de Oliveira saudar os novos membros do MP. Ele falou sobre o amor a profissão, assegurando que ?o Promotor deve ter amor à justiça, aos desamparados, sejam as crianças, os idosos, os que portam deficiência física, os que necessitam de atendimento por parte do Estado. Sejam aqueles que sofram na pele os efeitos da violência que grassa em nossos tempos. Pode-se afirmar que o amor ao serviço é essencial a toda atividade profissional e é verdade, mas no Ministério Público, há a transcendência da simples dedicação, do simples devotamento ao trabalho?, não deixando de alertar que ?o Promotor de Justiça deve trabalhar incansavelmente na busca da justiça, sem esperar recompensas, mas somente pelo amor à justiça e à defesa dos que são privados de seus direitos?.
*Demonstrando satisfação ao dar posse aos dez novos membros do MP, o Procurador-Geral de Justiça, Abdiel Ramos Figueira, falou ao público que ?a chegada destes novos Promotores representa a oxigenação e o revigoramento de nossa Instituição. Nesta mescla do novo com o antigo e com o quase antigo, acontecem a fusão de idéias e a rica troca de experiências. Ensinaremos e seremos ensinados. Aprenderemos todos. Ganha o povo e ganha o Estado de Rondônia?.
*O Procurador-Geral de Justiça também fez referência ao momento crítico por que passa o Estado de Rondônia e disse que todo cuidado é pouco. ?A banalização, os linchamentos sociais e morais em nada acrescentam para a democracia. Ao contrário, devemos, pois zelar pelo fortalecimento de nossas instituições. Nenhum dos Poderes haverá de ser aviltado. Não permitiremos qualquer tentativa neste sentido. Também as autoridades, sobretudo os cidadãos, têm o direito natural e constitucional de serem respeitados e de terem os seus direitos garantidos e, disto, não abriremos mão. Aliás, essa é a rotina de nossa Instituição?.
*Ele, de forma clara e objetiva assegurou que ?desde o acirramento desta grave crise política que estamos vivenciando, em momento algum o Ministério Público se precipitou. Diferente disto, continua trabalhando com serenidade, competência, responsabilidade e sem alardes, tudo para que não haja qualquer espécie de injustiça, o que repudiamos, condenamos e rechaçamos. A injustiça, uma vez cometida, principalmente no campo moral da pessoa humana, não tem valor pecuniário suficiente que a repare. Portanto, o Ministério Público de Rondônia irá tomar todas as cautelas necessárias para que ela jamais ocorra?.