*A terceira Marcha Estadual em Defesa e Promoção da Educação Pública, promovida pelo Sintero, nesta sexta-feira (dia 03/06), levou para as ruas de Porto Velho mais de dois mil trabalhadores em educação de todo o Estado. A marcha faz parte do calendário de eventos do sindicato e neste ano foi um reforço na campanha salarial da categoria.
*Os trabalhadores em educação do Estado reivindicam, entre outros itens, reposição salarial, a unificação do Plano de Carreira, reajuste do valor do auxílio saúde, gratificação de nível médio e superior para os funcionários de escolas, gestão democrática nas escolas e o cumprimento da lei que estabelece a carga de 30 aulas para os professores com contrato de 40 horas semanais.
*O presidente do Sintero, João Duarte Pereira, conduziu a marcha que teve ainda a participação dos demais diretores do sindicato, do deputado estadual Nereu Klosinski (PT), do Padre Paulo (Comissão dos Direitos Humanos), do vereador José Wildes de Brito (PT), do presidente da CUT/RO Itamar dos Santos Ferreira, de representantes do movimento estudantil e de lideranças do movimento sindical.
*As caravanas oriundas dos municípios chegaram por volta das 6 horas na Sede Social do Sintero, em Porto Velho, onde as delegações tomaram café da manhã. Às 9 horas os representantes das regionais se juntaram aos trabalhadores em educação da capital, na Praça da Estrada de Ferro Madeira Mamoré, de onde saiu a marcha.
*A passeata percorreu a Avenida 7 de Setembro, no centro comercial de Porto Velho, seguiu pela Avenida Marechal Deodoro e retornou pela Avenida Carlos Gomes até a Avenida Presidente Dutra, onde tomou o rumo do Palácio do Governo.
*A categoria defendeu a cassação do mandato do governador e dos deputados envolvidos em esquemas de corrupção. O secretário-chefe da Casa Civil, Carlos Magno, recebeu uma comissão de representantes dos trabalhadores em educação com a finalidade de discutir as reivindicações. Segundo o presidente do Sintero, ele ouviu todos os itens da pauta e garantiu que até o dia 24 de junho terá uma resposta oficial à pauta, após discutir o assunto com o governador Ivo Cassol e com o secretário de Estado da Educação, César Licório.
*No período da tarde os trabalhadores em educação participaram de uma assembléia geral convocada pelo Sintero para discutir, entre outros assuntos, a proposta do governo para pagamento da ação do Iperon. A categoria aprovou a proposta de acordo apresentada pelo governo para pagamento da ação do Iperon, que consiste no pagamento à vista, de parte da dívida em valor corrigido, deságio de 25 e parcelamento do restante em 6 vezes.
*Na mesma assembléia a categoria aprovou a autorização para que o Sintero ingresse na Justiça com ação pleiteando o mesmo reajuste salarial concedido aos servidores do Judiciário.