Após 17 meses de curso, com aulas mensais, a primeira turma de Especialização em Gestão Ambiental está se formando pela Faculdade São Lucas. A primeira fase do Seminário de Apresentação de Trabalho de Conclusão foi um sucesso.
*A turma é formada por alunos oriundos de diversos cursos superiores de áreas afins, sendo que muitos deles se formaram na São Lucas. Outros atuam no setor e tiveram a oportunidade de unir ao trabalho de conclusão de curso a sua experiência técnica à teoria das disciplinas do curso. Os temas dos artigos apresentados foram de grande relevância, sem citar a importância dos dados coletados nas pesquisas de campo numa região tão carente de informações e estatísticas. Todos os trabalhos foram recomendados para publicação.
*Estiveram presentes a Diretora de Pós-Graduação professora Sandra Maria Carvalho Berla, os docentes do curso e avaliadores dos TCCs: professor Mestre Dimitrius E. Kondogeongos, professora Mestra Maria Cristina Alves da Silva Bahia, professor Mestre Avenildson Gomes Trindade, professora Mestra Ana Cristina Ramos de Souza, professor Mestre José Nailton Leite e professor Dr. Marco Antonio D. Teixeira. Mestra Adriana Nogueira, Mestre José Evandro Bastos Oliveira e Mestre Vanderly Payão de Oliveira além da comunidade acadêmica presente e membros da sociedade.
*O curso de Especialização em Gestão Ambiental da Faculdade São Lucas foi concebido a partir da grande necessidade de formar profissionais capazes de atuar na gestão e controle da qualidade dos recursos naturais amazônicos em Rondônia. Atualmente o gestor ambiental ganha importância e conquista espaço em todo tipo de organização pública e privada e do terceiro setor, porque o meio-ambiente faz parte da estratégia das empresas. Rondônia apresenta um quadro dramático de desenvolvimento humano e econômico, na maior parte das vezes, desvinculado das questões ambientais.
*"Ao formarmos profissionais dispostos a atuar nesse promissor campo de trabalho procuramos garantir à sociedade meios e recursos humanos para a viabilização de um modelo de desenvolvimento pautado nas propostas avançadas da minimização dos impactos ambientais provocados pela ação humana", lembra a professora Sandra Maria Carvalhal Berla.
*Todos os novos especialistas estão aptos a trabalhar na preservação, recuperação e controle da qualidade da água, ar e solo. Eles também passaram a ter maiores conhecimentos sobre os limites da ação do homem em sua interação com o meio-ambiente. Os especialistas ainda poderão atuar em analise de processos e de gestão ambientais, visando o desenvolvimento sustentável.
*A próxima turma terá inicio das aulas e atividades neste segundo semestre e as inscrições poderão ser realizadas até 22 de julho próximo. Outras informações sobre os cursos de Pós-Graduação da Faculdade São Lucas, poderão ser obtidas pelo seguinte endereço na internet:www.saolucas.edu.br