Amazonas - 40 mil pessoas são atingidas pelas enchentes

Amazonas - 40 mil pessoas são atingidas pelas enchentes

 Amazonas -  40 mil pessoas são atingidas pelas enchentes

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A Defesa Civil do Amazonas informou que 40 mil pessoas em 16 municípios já são atingidas pela cheia dos principais rios que cortam o Estado. Nesta semana, com o aumento das chuvas, estão em situação de emergência 11 municípios. *Os mais críticos são Borba, onde o rio Madeira transbordou, Barreirinha, no baixo rio Amazonas, e Santo Antônio do Içá, no alto Solimões. *Nesta sexta-feira, a Prefeitura de Barreirinha (329 km de Manaus) anunciou a suspensão das aulas na zona rural e não descarta que 40% dos alunos, no total de 7.000 estudantes da rede, fiquem sem ir às escolas. *Na região, 300 famílias tiveram as casas tomadas pelas águas e estão isoladas. O prefeito Gilvan Seixas (PPS) responsabilizou os efeitos da cheia do Paraná do Ramos, que deságua no baixo Amazonas, aos desmatamentos no Pará e em Mato Grosso, Estados que fazem divisas com o municípios. *"Os desmatamentos são a grande influência para os rios, porque estão destruindo as matas ciliares." *Segundo a Defesa Civil, os municípios de Borba, Manicoré, Humaitá e Pauini já receberam ajuda de R$ 350 mil do governo do Amazonas para a compra de medicamentos, remédios e transferência de 16 mil pessoas para abrigos. *A maioria das casas atingidas pela cheia é palafita (de madeira com estaca). Mesmo com as águas na metade das casas, as famílias resistem a sair. *O ciclo de enchente e vazante (seca) é um processo natural, que acontece todos os anos na Amazônia. Os desmatamentos têm agravado os ciclos, segundo os cientistas. *Desde o ano passado, quando uma estiagem severa deixou mais de 90 mil famílias de ribeirinhos isoladas, o Serviço Geológico do Brasil vem monitorando os rios e divulgando os dados para que a Defesa Civil formule estratégias para minimizar os efeitos dos desastres ambientais. *"Em Santo Antônio do Içá faltam apenas 21 cm para que a cota de emergência do rio Solimões seja atingida, um sinal que a população já precisa do apoio dos órgãos competentes", disse engenheiro Daniel de Oliveira, do Serviço Geológico.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS