*O deputado federal Eduardo Valverde comemora o início das obras do Terminal Pesqueiro Público de Porto Velho, convênio assinado pela prefeitura de Porto Velho e a Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca por meio de intervenção do deputado no valor de R$ 339 mil. Desde 2002, quando um forte temporal destruiu todo o telhado do prédio, o pescado é mantido em câmaras sob cobertura improvisada. O dinheiro será aplicado na reconstrução do telhado, reforma da pintura e das instalações hidráulicas e elétricas, construção de vestiários e pavimentação externa.
*O deputado também destinou uma de suas emendas ao Orçamento de 2005 para a Colônia de Pescadores Z-1 - Tenente Santana, no valor de R$100 mil, para a compra de equipamentos. “Desta forma, com uma maior profissionalização do processo de industrialização, será possível conseguir preços melhores para o pescado”, explica Eduardo Valverde. O Convênio com a Colônia de Pescadores Z1 é uma antiga reivindicação da comunidade e vai garantir melhores condições de trabalho aos pescadores locais. Além da reposição da cobertura, arrancada por um vendaval, também serão realizadas obras de urbanização e implantação de nova fábrica de gelo.
*Eduardo Valverde salienta o compromisso do governo federal, por meio do Ministro José Fritsch, com os pescadores do estado. Em agosto do ano passado, o Ministro esteve na capital para o lançamento da Campanha de Recadastramento dos Pescadores e Pescadoras do Estado, ocasião em que o convênio de reforma do terminal foi assinado.
*Esta semana, em Brasília, o deputado participou da abertura do 2ª Conferência Nacional da Aqüicultura e Pesca, evento realizado pela Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca (Seap), que está debatendo os desafios, os entraves, o potencial e os investimentos necessários para a pesca e a aqüicultura nos próximos três anos.
*Na opinião de Eduardo Valverde, a decisão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em de criar uma estrutura para desenvolver a pesca - um setor esquecido há mais de 15 anos – foi mais do que oportuna, uma vez que vem impulsionando a produção nacional e permitindo aos pescadores e pescadoras brasileiras uma vida mais digna.