*O período do defeso da Piracema, que teve início no dia 15 de novembro de 2005, termina nesta quarta-feira (15), no Estado de Rondônia. A informação é do comandante do Batalhão de Polícia Ambiental, major Josenildo Jacinto do Nascimento, explicando que a medida é adotada todos os anos pelo governo, independente do nível de água nos rios, para proteger a reprodução dos peixes.
Josenildo explica ainda que "Piracema", em tupi, quer dizer "saída dos peixes para a desova". Dias mais quentes, chuvas mais freqüentes e água mais oxigenada são alguns dos sinais de que o período reprodutivo dos peixes está chegando.
*Segundo o major, durante a piracema, os peixes tornam-se presas fáceis. A viagem de centenas de quilômetros os deixa extenuados, e muitos pescadores aproveitam-se dessa fragilidade para capturá-los facilmente, e em grandes quantidades. “Agindo desse modo, interferem em todo o processo de perpetuação da espécie e renovação dos estoques, que será sentido na diminuição do tamanho dos peixes e na quantidade disponível para a pesca nos anos subseqüentes. Por isso é tão importante a proteção dos peixes na época da piracema. O defeso da Piracema é determinado pela Lei n° 7.679, de 23 de novembro de 1988, e estabelecido anualmente pelo Ibama, com a colaboração de órgãos, instituições e associações envolvidas com à pesca em cada bacia hidrográfica”, justifica..
*Durante o período de proibição da pesca na piracema, a Polícia Ambiental, em parceria com Ibama e Sedam adotou medidas de fiscalização intensiva. O objetivo, conforme Josenildo, é fazer com que esses peixes possam se reproduzir e, na próxima temporada, garantir o sustento de muitas famílias e atividades econômicas que dependem diretamente da pesca.