Pastore visita ESEC Três Irmãos
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Antecedendo à implantação do Arpa, o titular da Secretaria de Estadodo Desenvolvimento Ambiental (Sedam), Augustinho Pastore, já deu início às visitas nas unidades de conservação a serem contempladas através do Projeto Arpa. Pastore esteve na Estação Ecológica Três Irmãos. A unidade de conservação, antes explorada por seringueiros, passou a ter a sua biodiversidade protegida através do Decreto Estadual Nº4584 de 28 de março de 1990. Sua área compreende uma extensão de 99.813 hectares.
A biodiversidade existente no local, já chamou a atenção de pesquisadores norte-americanos e holandeses. Eles estiveram na área com a finalidade de realizar pesquisas do solo, fauna e flora existentes no local. As riquezas naturais também já atraiu uma equipe de reportagem da Rede Globo de Televisão. A estação ecológica serve ainda como objeto para o desenvolvimento de estudos científicos e universitários. Formada por dois elementos vitais, água doce e floresta, a ESEC Três Irmãos é rica em recursos naturais, com grandes estoques de madeira, borracha, castanha, peixes, minérios e plantas das quais se extraem óleos e essências para uso medicinal, cosmético e alimentício.
As Unidades de Conservação - O secretário de Estado do Meio Ambiente, Augustinho Pastore, ressalta que atualmente as unidades de conservação estão sendo apenas criadas e os investimentos são mínimos. "Com a estrutura existente, não é possível manter asunidades como o governo gostaria, mas estamos trabalhando nesse sentido. O Batalhão Ambiental é um grande parceiro, e têm nos ajudado muito na fiscalização destas áreas", diz o secretário.
Augustinho Pastore aponta o monitoramento via satélite com agente fundamental nesta conquista. "O satélite é capaz de detectar infrações de pequenas proporções. Por exemplo, através do monitoramento é possível identificar o desmatamento que ocorra numa extensão de até 900 m², o equivalente a uma quadra de vôlei", explica.
Para o secretário, a implantação do Projeto Arpa em Rondônia é um privilégio, uma vez que inicialmente o programa só previa atender os parques estaduais. "Nós enviamos o projeto contendo o nome das reservas, e conseguimos esta flexibilidade. Este é um passo muito importante", ressalta.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!