*Foto/legenda: Diretora Geral do Detran, ministra palestra sobre comportamento e os perigos do trânsito no auditório do Ministério Público.
*---
*O Governo do Estado, através do Departamento Estadual de Trânsito – Detran/RO, deu início ao calendário das atividades educativas de trânsito programadas para acontecer durante todo o ano de 2006.
*Na manhã de quinta-feira (26), a diretora geral do Detran, Jaqueline Cassol de Souza, ministrou uma vídeo-palestra no auditório do Ministério Público, direcionada a todos os funcionários da instituição, onde foram apresentados dados e fatos verídicos sobre acidentes de trânsito ocorridos no Estado, no Brasil e no mundo, envolvendo pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas.
*No Estado de Rondônia, no ano passado, somente no período de janeiro a agosto, foram registrados 160 acidentes de trânsito com vítimas fatais (mortes), sendo desse total, 56 nos municípios do interior, 63 na capital e 41 em estradas federais.
*Os acidentes com motocicletas representam 25,6% dos acidentes e 10,5% dos óbitos, gerando um grande custo hospitalar para o Estado de Rondônia. O custo de um acidente de moto é de R$ 8.800,00 e de R$ 35 mil se houver vítima fatal.
*Além mostrar em vídeo vários casos de acidentes fatais verídicos e constrangedores, a diretora do Detran falou de situações do dia-a-dia do trânsito de Porto Velho. Ela citou que bebidas alcoólicas, drogas, imperícia, imprudência, negligência são fatores que contribuem de forma decisiva contra a vida de motoristas, ciclistas e pedestres. “Atravessar na faixa, parar no sinal vermelho e usar o cinto de segurança. Ações comuns ao cotidiano das pessoas, mas que nem sempre são respeitadas”, destaca ela, ao lembrar que o Detran/RO ciente de seu papel de educador, vem priorizando as campanhas educativas no atual governo.
*Jaqueline Cassol ressalta que um dos objetivos das palestras é estimular o maior envolvimento de jovens, educadores, profissionais de trânsito, funcionários públicos e a sociedade em geral, para contribuir com um trânsito mais humano e seguro.