DE FRIGIDEIRA: Polenta com ragu e pimentões assados

Confira o modo de preparo!

DE FRIGIDEIRA: Polenta com ragu e pimentões assados

Foto: Reprodução de Panelinha

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Vai parecer que você passou hoooras no fogão, mas a verdade é que esta refeição completa e muito saborosa se vale de vários truques para chegar à mesa em 60 minutos. O ragu é preparado na frigideira: pá-pum. Os pimentões, macios, adocicados e ligeiramente chamuscados, vão ao forno e de lá saem praticamente prontos. A polenta? É instantânea!
 
Confira o modo de preparo!
 
PARA OS PIMENTÕES ASSADOS
 
INGREDIENTES
 
- 2 pimentões vermelhos
- azeite a gosto
- sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
 
MODO DE PREPARO
 
1. Preaqueça o forno a 220 ºC (temperatura alta).
 
2. Lave, seque e espalhe os pimentões inteiros numa assadeira. Leve ao forno para assar por cerca de 30 minutos, até a pele ficar tostada.
 
3. Transfira os pimentões para uma tigela, tampe (ou cubra com filme) e deixe abafados por 10 minutos — a pele se solta e fica mais fácil para descascar. Enquanto isso, prepare o ragu.
 
4. Para descascar os pimentões: puxe e descarte a pele deles — se quiser, raspe a pele com uma colher para tirar as partes mais grudadinhas.
 
5. Corte os pimentões ao meio e descarte o cabo e as sementes. Fatie os pimentões em tiras de cerca de 1 cm, transfira para uma tigela e tempere com azeite, sal e pimenta a gosto. Reserve.
 
 
PARA O RAGU
 
INGREDIENTES
 
- 500 g de patinho moído
- ½ cebola
- 2 dentes de alho
- 1 lata de tomate pelado em cubos (com o líquido)
- 1 colher (sopa) de farinha de trigo
- ¼ de xícara (chá) de água
- 3 colheres (sopa) de azeite
- ½ colher (chá) de pimenta calabresa
- sal a gosto
- 2 ramos de manjericão
 
MODO DE PREPARO
 
1. Retire a carne moída da geladeira e mantenha em temperatura ambiente enquanto prepara os outros ingredientes — se estiver gelada na hora de ir para a frigideira, a carne vai cozinhar no próprio vapor em vez de dourar.
 
2. Descasque e pique fino a cebola e o alho. Lave e seque as folhas de manjericão.
 
Leve uma frigideira grande ao fogo médio. Quando aquecer, regue com 1 colher (sopa) de azeite e coloque metade da carne moída, em montinhos, distribuindo por todo o fundo da frigideira — assim ela doura melhor sem acumular água. Deixe cozinhar, sem mexer, por 1 minuto e vire com uma pinça para dourar o outro lado. Transfira a carne dourada para uma tigela e repita o processo com a outra metade, regando a frigideira com azeite.
 
3. Volte a primeira leva de carne para a frigideira, tempere com sal e polvilhe com a farinha de trigo. Deixe cozinhar por cerca de 5 minutos, mexendo de vez em quando com uma espátula para desmanchar os pedaços de carne e dourar tudo por igual.
 
4. Transfira a carne dourada para a tigela novamente e mantenha a frigideira em fogo médio. Regue com o azeite restante, acrescente a cebola, tempere com uma pitada de sal e refogue por cerca de 2 minutos, até murchar. Junte o alho e a pimenta calabresa e mexa por 1 minuto para perfumar.
 
5. Regue a frigideira com a água, aos poucos, mexendo com a espátula para incorporar o sabor do refogado e dissolver os queimadinhos da frigideira — eles dão mais sabor ao preparo.
 
6. Acrescente o tomate pelado, tempere com 1 colher (chá) de sal e deixe cozinhar até ferver. Abaixe o fogo, volte a carne para a frigideira e deixe cozinhar por mais 2 minutos, para o molho encorpar levemente.
 
7. Desligue o fogo e misture as folhas de manjericão. Tampe e reserve na frigideira enquanto prepara a polenta.
 
 
PODE CONGELAR
 
Armazenado em um pote bem fechado, o ragu dura até 3 meses no congelador.
 
 
PARA A POLENTA
 
INGREDIENTES
 
- 1½ xícara (chá) de polenta instantânea
- 5 xícaras (chá) de água
- 1 colher (chá) de sal
- 3 colheres (sopa) de manteiga
- ¾ de xícara (chá) de queijo parmesão ralado
 
MODO DE PREPARO
 
1. Leve uma panela grande com a água ao fogo alto. Assim que ferver, adicione o sal e abaixe o fogo para médio. Acrescente a polenta aos poucos, mexendo com um batedor de arame para não empelotar. Mexa por cerca de 2 minutos, até a polenta ficar cremosa. Atenção: o tempo de cozimento da polenta instantânea pode variar dependendo da marca; caso necessário, cozinhe por mais alguns minutos.
 
2. Desligue o fogo, misture a manteiga e o queijo parmesão. Sirva a seguir com o ragu e os pimentões assados.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Você é a favor do fim da escala 6x1?
Como você avalia o atendimento da Azul Linhas Aéreas em Rondônia?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS