MODO DE PREPARO
1. Corte o frango em cubos de 3 cm. Transfira para uma tigela e tempere com ½ colher (chá) de sal, o cominho, a páprica, a cúrcuma e pimenta-do-reino.
Descasque e pique fino a cebola e os dentes de alho.
2. Ligue a panela de pressão elétrica (sem a tampa) no modo refogar. Quando aquecer, regue com 1 colher (sopa) de azeite, adicione a cebola, tempere com uma pitada de sal e refogue por cerca de 4 minutos, até murchar.
3. Adicione 1 colher (sopa) de azeite, acrescente o frango, o arroz, o louro, o alho e mexa bem por apenas 1 minuto. Regue o refogado com o caldo de limão e misture bem para dissolver os sabores do refogado.
4. Adicione a água, tempere com 1 colher (chá) de sal, misture e feche a tampa. Programe a panela para cozinhar em pressão alta por 10 minutos — a panela de pressão começará a funcionar automaticamente.
5. Enquanto isso, lave, seque e corte os tomates ao meio. Descarte as sementes e corte as metades em cubos de cerca de 1 cm. Lave, seque e pique fino a salsinha.
6. Passado o tempo de cozimento, ajuste a válvula da panela para liberar a pressão antes de abrir a tampa. Acrescente ao arroz a ervilha, o tomate e a salsinha; misture delicadamente e tampe novamente a panela. Deixe descansar por 5 minutos para que a ervilha descongele e cozinhe no vapor do arroz — a panela entrará automaticamente no modo Manter Aquecido.
7. Sirva as porções da galinhada nos pratos, salpique folhas de salsinha e regue com um fio de azeite.
PANELA DE PRESSÃO CONVENCIONAL
Você também pode preparar a galinhada na panela de pressão convencional:
no passo 3, refogue a cebola em fogo médio; no passo 5, mantenha a panela fechada em fogo alto até pegar pressão, depois abaixe o fogo e deixe cozinhar por 10 minutos; no passo 7, desligue o fogo e leve a panela fechada sob a água da torneira para tirar a pressão (lembre-se que a água não deve entrar em contato com nenhuma das válvulas, apenas com a parte lisa da tampa!). Após acrescentar a ervilha e o tomate, tampe a panela novamente para o arroz terminar de cozinhar e a ervilha descongelar no calor residual da receita (não volte a panela ao fogo!).