Podem participar do programa, crianças e adolescentes na faixa etária de 6 a 16 anos de idade, desde que estejam regularmente matriculados na rede pública municipal de ensino. Além disso, é preciso ser beneficiário de programas sociais do governo federal, ser estudante da rede estadual ou federal, bem como bolsista (100%) de escolas particulares, devidamente comprovado.
Ainda de acordo com a Lei Nº 2.738/2020, cada aluno pode participar de apenas uma modalidade esportiva, com três faltas ou mais sem justificativas poderá ser desligado do programa e em caso de desistência sem justificativa, o aluno não pode ser matriculado por um período de um ano.
São disponibilizadas as modalidades de karatê, taekwondo, basquete, futsal, futebol de campo, voleibol, handebol, xadrez, ginástica rítmica, capoeira, judô e natação.
As aulas acontecem nos polos: Ginásio Eduardo Lima e Silva (Dudu), Quadra Sérgio Carvalho, Quadra do bairro Três Marias, Quadra João Lima de Souza, Parque Aquático Vinícius Danin, Vila Olímpica Chiquilito Erse, Associação Jardim Santana e Academia Dragon, além dos polos nos distritos da capital, conforme a modalidade.
LANCHE, UNIFORMES E EXAMES
Primando pela saúde dos futuros atletas e também com objetivo de minimizar possíveis problemas, todos os inscritos no programa são submetidos a teste de Aptidão Física. Eles ainda passam por aferição da pressão arterial, saturação, temperatura, peso, altura e Índice de Massa Corpórea (IMC).
Segundo a titular da Semes, Ivonete Gomes, "os alunos também recebem uniforme completo para treinos e competições, lanche em todos os dias de aula, acompanhamento com nutricionista e psicólogo, todos fornecidos pela gestão municipal".
ÊXITOS
A prova de que o esporte é uma grande ferramenta de transformação social, são os frutos já colhidos pelo Talentos do Futuro. Um deles é o atleta de futebol Albert José, que foi selecionado pelo ex-jogador Zico, ídolo do Flamengo, para realizar testes na categoria de base do time, no Ninho do Urubu, Rio de Janeiro, em 2022.
Excelente oportunidade também para a ginasta Nágela Santos Rodrigues, que foi para São Bernardo do Campo (SP), onde participou do Treino Nacional de Ginástica Rítmica.
Já a aluna de Judô Juliana Beatriz se tornou destaque nacional ao levar Rondônia (pela primeira vez) ao lugar mais alto do pódio, durante o Campeonato Brasileiro, realizado em Pernambuco. Ela foi a grande campeã na categoria sub-13, até 52 kg.