Nesta semana, estudantes de Rondônia iniciaram um abaixo-assinado reivindicando a realização do JOER, após o evento ser cancelado por causa dos impactos das queimadas e fumaças. O governo estadual através do Decreto N º29.434 que suspende temporariamente todas as atividades escolares ao ar livre, incluindo a prática de educação física, passeios e projetos que envolvem ambientes externos, como medida preventiva diante das condições climáticas e de saúde atuais.
Na petição, os alunos solicitam que o governo reavalie a decisão e busque alternativas para que os jogos possam acontecer de maneira segura. Eles propõem a implementação de protocolos adequados às condições atuais, além de ajustes no cronograma para garantir a segurança e o bem-estar de todos os participantes. O pedido destaca ainda a importância do evento para os estudantes, especialmente para os atletas que estão no último ano de participação, que veem nos jogos uma oportunidade de fortalecer o espírito esportivo e promover a união entre as escolas do estado.
A suspensão do evento gerou frustração entre os estudantes, que esperam sensibilizar as autoridades para a importância de manter a tradição, mesmo diante das dificuldades impostas pelo atual cenário.
A Petição já conta com mais de 1000 assinaturas e ganha força nas redes sociais em prol de uma solução que permita a realização dos jogos ainda este ano.
Confira abaixo nota de esclarescimento emitida pela Seduc:
Nota de Esclarecimento
A Secretaria de Estado da Educação (Seduc), esclarece sobre a suspensão temporária das atividades escolares ao ar livre como a prática de educação física, passeios e projetos que envolvam participação em ambientes externos, com o objetivo de resguardar a integridade física dos estudantes e servidores da rede pública estadual de ensino.
Neste sentido também estão suspensas as fases estaduais dos Jogos Escolares do Estado de Rondônia - 2024, com base na Nota Técnica da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) que aponta altas concentrações de monóxido de carbono (CO2) e material particulado fino PM2.5, para evitar a exposição dos alunos atletas nesse período crítico apontado pelos órgãos de vigilância em saúde, que impacta diretamente na saúde humana.
CARGA HORÁRIA
A Seduc também esclarece sobre a redução da carga horária temporária, das unidades escolares da rede de ensino estadual do Baixo Madeira. Nesse período a carga horária será complementada com atividades impressas ou remotas.
As escolas com carga horária reduzida são:
EEEFM General Osório
EEFM Francisco Desmorest Passos
EEEFM Juraci Lima Tavares
EEEFM Raimundo Nonato Vieira da Silva
Horário do período matutino:
Entrada às 8h30 e saída às 11h30
Horário do período vespertino:
Entrada às 13h30 e saída às 16h30