TRISTEZA: Motocross brasileiro perde lenda Antônio Jorge Balbi

Ele morreu após um acidente envolvendo um de seus alunos em sua escola de pilotagem

TRISTEZA: Motocross brasileiro perde lenda Antônio Jorge Balbi

Foto: Montagem/Moto Mundo

Esta se tornou uma semana triste para o motociclismo nacional, com morte de um personagem fundamental para a história do Motocross brasileiro: na quinta-feira (02), Antônio Jorge Balbi não resistiu aos ferimentos sofridos quando acompanhava os treinos de sua escolinha de pilotagem.

 

O fato aconteceu no sábado (25/02), na cidade mineira de Oliveira. Acabou atingido por um dos pequenos a quem orientava. Levado a um hospital local, foi operado para a retirada do baço, apresentou melhora no quadro, mas a situação se agravou nas últimas horas.

 

Balbi foi um dos precursores do MX em Minas, competindo a partir do fim dos anos 1970 e ao longo de toda a década de 1980, sempre com o #60 em sua moto.

 

Fora das pistas, se dedicou a trabalhar na formação de pilotos, especialmente os mais novos – por muitos anos, suas aulas eram dadas em uma pista montada num terreno da Transportadora Minas-Brasil, às margens do Anel Rodoviário, em Belo Horizonte.

 

Família

 

O gosto pelo esporte se tornou paixão de família e, depois de acompanhar o filho, Jorginho, no bicicross, o ajudou a se tornar um dos maiores nomes do motocross/supercross no país, com participações no AMA Supercross (incluindo um quinto lugar em Daytona na 450cc, melhor resultado de um brasileiro na categoria principal); no Mundial e inúmeros títulos nacionais.

 

A filha Mariana também se tornou referência, assim como o sobrinho Max, que começou pilotando e se tornou um preparador e mecânico respeitado. Jorge sempre foi presença, seja como chefe de equipe, seja como pai orgulhoso.

 

Nos últimos anos, Balbi teve a chance de orientar o neto, que também leva seu nome, e começa a competir nas categorias de base.

 

Ficam o exemplo de uma bela trajetória; o respeito eterno e os sentimentos à família Balbi, que construiu sua bela história nas pistas a partir do patriarca.

Direito ao esquecimento
Como você classifica a gestão de Cleiton Cheregatto em Novo Horizonte do Oeste?
Quem é mais culpado pelas enchentes em Porto Velho?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS