A cerimônia de abertura ocorreu na quadra de esportes do Ifro envolvendo 1.805 alunos-atletas.
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A fase infantil (12 a 14 anos) dos Jogos Escolares de Rondônia (Joer) foi aberta na noite de quinta-feira (17) com a proposta de integração estudantil e revelação de novos talentos desportivos.
A cerimônia de abertura ocorreu na quadra de esportes do Instituto Federal de Rondônia (Ifro), em Ji-Paraná, envolvendo 1.805 alunos-atletas, dirigentes e técnicos de todas as regiões de Rondônia até o próximo dia 26 em partidas e provas em dez modalidades individuais e cinco coletivas.
O pivô Lucas Gabriel, mais conhecido como Caburi, é um exemplo de que o Joer também é uma vitrine para o sucesso. Em 2016 ele era integrante da equipe do futsal da escola estadual Marechal Rondon, de Ji-Paraná. “O Caburi foi visto por olheiro e já está com contrato assinado e jogando na equipe Sub-15 da Associação Esportiva Dínamo, em Araxá (MG)”, disse o professor Edson Paulino, ex-treinador do menino, que foi descoberto pelos mineiros na fase estadual, em Cacoal.
Thiago Rodrigues, 14 anos, foi bronze no xadrez no Joer em 2016. “Além do esporte, os jogos escolares me proporcionam novas amizades e conhecimento de novos lugares”, disse o enxadrista, estudante do Colégio Tiradentes, em Porto Velho. “O Joer é uma ferramenta excepcional para o desenvolvimento físico, intelecto e social dos participantes”, declarou o professor de xadrez, Milson Moura, que desenvolve há dois anos um projeto de iniciação ao xadrez no Colégio Tiradentes.
“O esporte escolar é mais que competição. É fator integrador da comunidade estudantil, é solidário, e, sobretudo, motivador na descoberta de novos talentos”, declarou o secretário estadual de Educação, Waldo Alves, na cerimônia de abertura em que representou o governador Confúcio Moura.
ABERTURA SOLENE
A cerimônia de abertura seguiu o protocolo com a composição de mesa de honra, desfile das delegações, execução do hino de Rondônia pelos integrantes do projeto Orquestra em Ação. Em seguida, o protocolo cerimonial foi interrompido durante cerca de uma hora devido ao apagão ocorrido em Rondônia. Com o retorno da eletricidade, ocorreu uma apresentação artística e acrobática dando sequência ao evento.
A condução da chama olímpica foi feita por dez atletas representando cada delegação até a finalização com o acendimento da pira. Neste momento, o secretário Waldo Alves declarou aberto o Joer, fase estadual infantil e simultaneamente a realização de parte da fase estadual juvenil (15 a 17 anos) nas modalidades de badminton, ginástica rítmica, karatê, taekwondo e natação.
“Os jogos escolares fomentam a prática do esporte escolar possibilitando a identificação de talentos e desenvolvimento e o intercâmbio sociocultural e desportivo”, disse a coordenadora regional de educação, professora Rosangela Marun. O Joer é uma organização da Gerência de Educação Física, Esporte e Cultura Escolar (Gefece), da Secretaria de Estado da Educação (Seduc).
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!