*
VIVA O VÔLEI
*O voleibol do Brasil já assumiu faz tempo o comando do esporte nacional. E, agora, com a espetacular conquista do bicampeonato mundial não resta a menor dúvida. O novo título veio com os 3 a 0 sobre a Polônia, com parciais de 25-12, 25-22 e 25-17, até então invicta na competição. Os jogadores brasileiros foram arrasadores, quase perfeitos. Os números são irrefutáveis: são 17 títulos em 21 disputados, desde 2001, quando a atual comissão técnica assumiu o comando da seleção.
*FILME TRISTE
*Para os amantes do futebol, vem aquele filme-pesadelo no qual lembra a ridícula participação da Seleção Brasileira de futebol na Copa do Mundo da Alemanha. E é cada vez mais notório que a diferença de uma seleção para outra está na direção e nos atletas. E o grupo da vaidade perdeu feio. Ganhou o grupo da união, da vontade, da raça, do anti-estrelismo. Na Copa do futebol se viu “estrelas” preocupadas em aparecer, em faturar mais contratos de patrocínio. E um time mal preparado. No voleibol valeu a verdadeira unidade de grupo e uma comissão técnica de excelência.
*RONDÔNIA
*Por nossas bandas, a Federação de Futebol entra literalmente no período de Natal e distribui presentes. Depois de dar cestas básicas aos jogadores do Cruzeiro, Heitor Costa doa passagem para a Federação de Boxe. Está sobrando na FFER. E falta planejamento e prestígio a clubes que entram no campeonato sem a mínima condição, e com aval da Federação. A ação beneficente da Federação mostra ainda o outro lado: da ausência total de apoio do governo estadual ao esporte amador. Neste caso recente, a Federação de Boxe.
*O MESMO
*Quem lembra qual último clube grande ou médio do futebol brasileiro se exibiu no estádio Aluízio Ferreira, em Porto Velho? – Um doce para quem informar. A CBF deu a senha ao informar que o adversário da Ulbra/RO na Copa do Brasil 2007 será um time “meia-tijela”. O velho estádio continua o mesmo, maltratado e com pequena capacidade de público. Passam governos, se renovam as promessas. Elas também passam, e fica tudo como antes na casa do Abrantes.
*###### R Á P I D A S ######
*O futebol acreano dá um passo à frente. A novidade é o amistoso do Rio Branco com a Seleção Brasileira Sub-20, dia 17, no novo estádio a ser inaugurado – construído pela Federação Acreana de Futebol #### Boleiros têm manias ridículas. Alguns jogadores tiram aquela de beijar a camisa do clube, “juras de amor”. Uma semana depois, mudam de ninho#### Alguns treinadores começam a imitar. #### A descida do Atlético Mineiro à Segunda Divisão em 2006 trouxe benefícios ao clube: formou um time base prata-da-casa, folha enxuta. Com a ótima campanha e estádios cheios, os cofres alvinegros banburram #### Normalmente toda vantagem traz desvantagem também. A dor de cabeça passa a ser a renovação com a valorização do grupo que conquistou o titulo da Série B #### O América de Natal já liberou cinco titulares da excelente campanha na Série B. Promovido à Primeira Divisão do Brasileiro, o clube viu como alta a pedida destes jogadores na hora da renovação dos contratos. O Rubro de Natal venceu dezenove jogos dos 36 disputados, mas da metade, ficando atrás apenas do campeão Atlético/MG que venceu 20 vezes.####