ESPAÇO ABERTO: Agricultura atrai investimentos e faz de Rondônia um excelente lugar para negócios

ESPAÇO ABERTO: Agricultura atrai investimentos e faz de Rondônia um excelente lugar para negócios

Foto: ILUSTRATIVA

PROJEÇÃO
 
Técnicos agrícolas estimam que a área plantada nos municípios de Cerejeiras, Corumbiara, Cabixi e Pimenteiras do Oeste poderá crescer mais de 50%  se a região continuar sendo motivo de procura para investimentos do agronegócio.
 
SAFRA
 
Atualmente, a região produz 180 mil hectares de soja e 150 mil hectares de milho por ano, colhendo anualmente até 10 milhões de sacas da semente oleoginosa e 15 milhões de sacas do cereal.
 
CRESCIMENTO
 
Os produtores esclarecem que a incorporação de áreas de pastagens ou campos ociosos, pode em pouco tempo fazer a região duplicar o plantio, se forem contados todos os cultivos da agricultura, que vão do girassol ao arroz, além da soja e milho.
 
ALTERNATIVA
 
Já não é de agora que uma grande quantidade de área de pasto está virando lavoura de soja. Com o aumento do preço do boi, muitos fazendeiros  vem optando por arrendar parte da terra.
 
LUCRO
 
As novas tecnologias permitem manter a mesma produção pecuária em área menor, fazendo com que sobre espaço para arrendamento.  Hoje o valor de arrendamento gira em torno de 12 a 14 sacas por hectare.
 
SEM PREJUÍZO
 
Esse tipo de negócio para o dono da terra é excelente, já que ele não precisa gastar em nada. Normalmente o arrendatário se encarrega de toda a manutenção e plantio.
 
PRAZO
 
Além de não precisar se encarregar da manutenção da área, os arrendatários de terras fazem negócios com contratos médio de 10 anos. Isso permite investimentos forte para locador e renda garantida para quem aluga. 
 
VALE DO JAMARI
 
As regiões de Ariquemes e São Miguel do Guaporé  também seguem em ritmo acelerado de desenvolvimento. São áreas com grandes plantações de soja  e milho que devem aumentar a produtividade por conta da demanda existente. 
 
 
PREVISÃO
 
Na velocidade  que os negócios se encontram , já existem projeções de que a área plantada em Rondônia dobre em um período de 5, 6 anos, dependendo da exigência de mercado. 
 
PREÇO
 
Embora a guerra na Ucrania tenha travado às importações de insumos, a expectativa é que o Mercado Internacional se torne ainda mais atraente para o setor.
 
PREÇO 2  
 
Em menos de dois anos, a soja disparou de preço chegando a valores nunca alcançados. Hoje a saca de 50kg está em torno de R$ 175,00, enquanto que em março do ano passado, segundo técnicos do setor, o valor médio era de R$ 80,00, cerca de $ 31 dólares.
 
RUSSIA
 
Importante destacar que a Ucrania é responsável por 30% do fertilizante que chega no Brasil. O receio de faltar fez o preço subir. 
 
 
FINALIZADA
 
As obras de construção da estátua do Cristo Protetor, localizada no município de Encantado (RS), distante 145 km de Porto Alegre, foram concluídas na última sexta-feira (22). A imagem começou a ser construída em julho de 2019, antes da pandemia de covid-19, no topo do Morro das Antenas, e fica 400 metros acima do nível do mar.
 
 
MAIS IMPONENTE
 
Com 43,5 metros de altura, com o pedestal, o monumento católico é mais alto do que o Cristo Redentor, do Rio de Janeiro, que mede 38 m, sendo 30 m da estátua e 8 m da base. A estátua gaúcha tem 37,5 m, envergadura dos braços de 39 m e peso total de 1,7 mil toneladas.
 
 
BRASA PRO ASSADO
 
No ano passado, os prefeitos do Rio, Eduardo Paes (PSD), e de Encantado, Jonas Calvi (PSDB), trocaram provocações em tom bem-humorado nas redes sociais sobre os tamanhos das duas estátuas.
 
RJ
 
Eduardo Paes (@eduardopaes) April 11, 2021
 
"Construir estátua maior é moleza! Quero ver é ter essa vista", escreveu Paes no Twitter, em frase que acompanhava uma foto do Cristo Redentor de costas, com a Baía de Guanabara e o Pão de Açúcar ao fundo.
 
RS
 
Calvi respondeu aproveitando para chamar os turistas a conhecer a cidade gaúcha. "Sem discussão. O Rio de Janeiro continua lindo e o mundo inteiro já conhece. Agora, venham todos conhecer o Cristo Protetor de Encantado e as belezas do Vale do Taquari", escreveu.
 
 
PARCERIA
 
Nesta quarta-feira (27), a Energisa assina parceria com o Exército e a Força Aérea Brasileira em Rondônia para o programa Soldado Cidadão. A iniciativa vai capacitar 90 militares para atuar como eletricista de rede de distribuição.
 
FEMININO
 
Essa é a segunda edição do programa, porém com o diferencial de uma turma específica para capacitar 30 mulheres. Segundo André Theobald,  presidente da Energisa em Rondônia, a turma exclusiva feminina  visa quebrar o conceito de que o setor energético é voltado apenas para homens.
 
BASE AÉREA
 
O comandante da Base Aérea de Porto Velho, coronel aviador Danilo Popp Lucas, ressalta que  o convênio demonstra um compromisso que ambas as Instituições têm com a sociedade rondoniense, entregando cidadãos qualificados e habilitados a concorrer ao primeiro emprego, aos moldes do já consagrado Projeto Soldado Cidadão do Ministério da Defesa.
 
 
PARA QUEM VAI SAIR
 
Serão formadas três turmas com 30 participantes em cada com duração de três meses. O curso será ministrado gratuitamente no Senai em Porto Velho. Serão selecionados militares do serviço temporário que ainda estejam no Exército e na Força Aérea, mas que tenham previsão de baixa até o final do ano. A inscrição será realizada exclusivamente pelo portal https://jobs.kenoby.com/grupoenergisa
Direito ao esquecimento
Como você classifica a gestão de Alex Testoni em Ouro Preto do Oeste?
Qual pré-candidato à Prefeitura de Candeias do Jamari tem sua preferência?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS