ESPAÇO ABERTO: Mesmo com chuva ainda tímida os alagamentos já são constantes na capital

ESPAÇO ABERTO: Mesmo com chuva ainda tímida os alagamentos já são constantes na capital

Foto: Divulgação

 

AGUACEIRO

 
Com a chegada do período chuvoso na Amazônia, a prefeitura resolveu intensificar o serviço de drenagem. Vários pontos da cidade estão recebendo trabalho de desobstrução e limpeza de canais.
 
EQUIPE
 
Os serviços são executados por seis equipes da Secretaria Municipal de Obras (Semob). Elas estão atuando em diversos canais que entopem com muita facilidade.
 
ATUAÇÃO
 
Estão sendo feitas drenagens profundas e superficiais, que são caimentos ou corrimentos de água pelas sarjetas e meio-fio. 
 
DIFICULDADE
 
A prefeitura pontua que devido a cidade ser muito plana, o escoamento das águas acaba dificultado. Pra piorar a situação, tem ainda a enorme quantidade de lixo jogado a céu aberto.
 
RECOHECIMENTO
 
A própria Secretaria Municipal de Obras reconhece que o trabalho em vários locais é apenas paliativo. Já é um consolo para a população se pelo menos forem amenizados os alagamentos.
 
PARADO
 
Na quarta-feira eu fiquei “preso” em um congestionamento na avenida Pinheiro Machado, entre as ruas Nicarágua e México. 10 minutos de chuva cobriram completamente o trecho de água.
 
MANUTENÇÃO
 
A Semob enfatiza que as equipes têm constatado grande quantidade de lixo acumulado em frente às casas. É exatamente isso, além do volume de água nas chuvaradas rápidas, que provocam os alagamentos.
 
FUTURO
 
Como já escrevi por diversas vezes, somente um saneamento básico digno e descente vai resolver o problema dos alagamentos em nossa capital. E com certeza isso levará ainda um bom tempo para ser resolvido. 
 
DE VOLTA
 
Após o período de restrição por conta da pandemia, o Papai Noel dos Correios, que ano passado foi digital, começa hoje com apresentação da banda da 17º Brigada de Infantaria de Selva. 
 
SONHOS
 
Crianças com até 10 anos, em situação de vulnerabilidade social, já podem começar a enviar suas cartinhas para os Correios. A campanha começou há mais de 30 anos.
 
MILHARES
 
Nesta edição, até o momento, mais de 65 mil cartas já chegaram. Os pedidos são variados: vão de brinquedos a gêneros de primeira necessidade como cestas básicas e até mesmo material escolar.
 
VACINA
 
Este ano, com o avanço da vacinação, a campanha será híbrida. O envio e a adoção das cartas podem ser realizadas pessoalmente - nas agências participantes e nas casas do Papai Noel montadas pelo país -, e também no blog da campanha.
 
PEDIDOS
 
Segundo os Correios, as cartinhas ao Papai Noel devem ser manuscritas e, depois, fotografadas ou digitalizadas e enviadas ao Blog Noel da campanha. “É importante enviar uma imagem nítida para que a mensagem possa ser lida e compreendida pelo Papai Noel”, orientou a empresa.
 
UNITÁRIO
 
Pelas regras da campanha só será aceita uma carta por criança. As correspondências ao Papai Noel devem ser de alunos da rede pública até o 5º ano do ensino fundamental ou de crianças acolhidas em creches, abrigos e núcleos socioeducativos.
 
SIGILO
 
Também podem participar crianças com deficiência, independentemente da idade. “Não serão selecionadas as cartas que contenham endereço, telefone e/ou foto da criança. A identificação da criança será realizada no momento do cadastro e não será divulgada para os padrinhos, em nenhuma hipótese”, alertam os Correios.
 
ADOÇÃO
 
Para adotar uma carta os interessados podem se dirigir a uma unidade participante da ação pelo blog da campanha clicar em Adoção On-line e seguir os passos. A partir daí basta escolher a localidade para visualizar as cartinhas disponíveis em cada cidade ou município.
 
PRESENTES
 
A entrega de presentes deverá ser feita presencialmente, no ponto de entrega mais próximo da localidade indicada no blog. O atendimento presencial será realizado com atenção aos protocolos de segurança.
 
EM ALTA
 
As ações do Magazine Luiza e Americanas subiram no pregão desta quinta, com a proximidade da divulgação dos balanços, que serão divulgados hoje depois do fechamento do mercado. 
 
CHEGA A 2 BI E MEIO
 
O resultado financeiro da Via, dona das redes Casas Bahia, no terceiro trimestre foi ofuscado pelas preocupações do mercado com o tamanho de seu passivo trabalhista. A companhia revisou suas provisões para pagamentos de ações trabalhistas de R$ 1,2 bilhão para R$ 2,5 bilhões.
 
RECORDE 
 
Após alcançar o posto de empresas com mais reclamações da história do Procon-SP, o app de compra coletiva Facily vai fechar um acordo de ajustamento de conduta com o órgão de defesa do consumidor. O termo acontece depois do Procon ameaçar tira o app do ar.
 
PRORROGADO
 
O presidente da República, Jair Bolsonaro, anunciou nesta quinta a prorrogação, por mais dois anos, da desoneração da folha de pagamento dos 17 setores da economia que mais empregam. O benefício acabaria este ano.
Direito ao esquecimento

Qual você acha que será o resultado do jogo entre Brasil e Suíça nesta segunda-feira (28)?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Baltazar Vilas Boas

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

ROVIVO TV

DESTAQUES EMPRESARIAIS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

COLUNAS