ESPAÇO ABERTO: TCE faz alerta para problema grave anunciado há bastante tempo

ESPAÇO ABERTO: TCE faz alerta para problema grave anunciado há bastante tempo

Foto: Ilustrativa

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

REALIDADE
 
Até o mais cético servidor público estadual já sabia do problema que muita gente fazia de conta que não existia. O IPERON havia entrado em um abismo e era questão tempo para a situação chegar ao extremo.
 
SEM DINHEIRO
 
Agora o Tribunal de Contas do Estado (TCE) traz a confirmação de que o Instituto de Previdência dos Servidores Públicos de Rondônia (Iperon) pode não ter dinheiro para pagar seus aposentados e pensionistas a partir do ano que vem.
 
 
 
 
FUNDAÇÃO
 
O Iperon foi criado em 1984, mas só começou a existir mesmo em outubro de 1986, quando teve a denominação de Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores Públicos do Estado de Rondônia. 
 
DESGRAÇA
 
Na primeira gestão, foi nomeado pelo então governador Jerônimo Santana um advogado goiano como presidente. Pouco tempo depois, surgiu o primeiro escândalo de corrupção. 
 
AÇÃO
 
O próprio TCE teve que agir e obrigou os familiares do advogado a devolverem dinheiro desviado dos cofres do Iperon.
 
40 ANOS
 
Em quatro décadas, já foram registradas inúmeras denúncias de corrupção. O crime mais comum seria o recolhimento de contribuição sem o repasse para o instituto.
 
ALERTA
 
O conselheiro do TCE, Edilson Silva, é relator de um processo que tenta amenizar a grave crise do Instituto. Ele enfatiza que é preciso também apoio do governador Marcos Rocha. 
 
CATEGORIAS
 
O conselheiro argumenta que o Iperon não paga os vencimentos somente de servidores públicos mais “comuns”, como policiais civis, militares, professores, médicos, enfermeiros, etc.
 
ALTO ESCALÃO
 
Na lista também estão juízes, desembargadores e promotores. Se o caos chegar de vez, afeta todo mundo.
 
DETERMINAÇÃO
 
Edilson Silva pondera: “Se a reforma da previdência estadual não for feita de forma adequada, como já ordenou o Tribunal de Contas, o Iperon sofrerá mais à frente outro baque".
 
EQUÍVOCO
 
O conselheiro afirma que o Governo teria concedido benefícios e direitos onde não há recursos, nem suporte técnico e jurídico.
 
CIFRA
 
Segundo informações do conselheiro da corte de contas, a dívida do Iperon está em 15 bilhões de reais. Ou seja: quase duas vezes o orçamento total do Governo do Estado para 2021, que ficou em R$ 8,6 bilhões.
 
OUTRO LADO
 
A assessoria de comunicação do Iperon, prometeu uma resposta sobre o assunto. Até  o fechamento da coluna a nota não foi enviada.
 
COMEMORAÇÃO
 
O prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves (PSDB), anunciou ontem a empresa vencedora que realizou os estudos para o projeto de abastecimento de água e esgoto na capital.
 
 
PENITÊNCIA
 
Hildon disse que na questão do abastecimento de água, entre as 100 maiores cidades brasileiras, Porto Velho está na posição 98. Já entre as capitais, é a pior.
 
UM HORROR
 
O prefeito afirma que a pouca água que existe é insuficiente, intermitente e de péssima qualidade. De cada quatro casas portovelhenses, três não recebem água tratada, destacou ele.
 
INTERESSADOS
 
Segundo o prefeito, foi aberta uma Proposta de Manifestação de Interesse (PMI) para a apresentação de projetos, onde várias empresas nacionais e internacionais manifestaram a vontade de participar no planejamento da rede de água e esgoto.
 
GIGANTES
 
Palavras do prefeito: “As três maiores da América Latina pediram autorização e foram deferidas. Esta foi a primeira etapa deste longo processo!". 
 
DEMORADO
 
Hildon esclareceu também que foram feitos estudos que levaram mais de ano. Esses estudos foram apresentados em forma de audiência pública. A Proposta de Manifestação de Interesse [PMI] engloba Porto Velho e todos os distritos.
 
 

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS